Introdução: A educação permanente é uma ferramenta inovadora e de grande importância para a capacitação em saúde, uma vez que possibilita mudanças na aprendizagem profissional, crescimento e desenvolvimento, contextualizados com a realidade do trabalho. Também é uma importante aliada para à implementação das políticas de segurança do paciente por contribuir para um ambiente de aprendizado significativo. Objetivo: Relatar a experiência de profissionais frente as ações de educação permanente para a segurança do paciente. Metodologia: Relato de experiência, realizado em um hospital universitário de Salvador, Bahia, Brasil, entre janeiro de 2017 e julho de 2018. Através da identificação de necessidades de capacitação da equipe de enfermagem, realizado o planejamento e posterior execução de aulas composta por oito eixos temáticos relacionados à segurança do paciente. Resultados: no período de 18 meses, foram realizadas 56 aulas, com 1724 participações de profissionais de Enfermagem, sobre os temas: Prevenção e tratamento de lesões por pressão, Identificação do paciente, Higiene das mãos, Prevenção de infecções, Administração segura de medicamentos, Política de administração de medicamentos, Cirurgia segura, Prevenção de quedas e contenção mecânica. Desde então, tem-se obtido respostas positivas dos funcionários e com melhor aceitação e implementação de práticas seguras no cenário da assistência. Conclusão: A partir da experiência dos instrutores e das respostas dos participantes, pode-se afirmar que as ações de educação permanente promoveram aproximação com a equipe de enfermagem, oportunizando discussões e fortalecendo a cultura de segurança na instituição.
Comissão Organizadora
Rafael Rossi
ANVISA
R3 Aline
RONALDO RUIZ
Comissão Científica