Os bens de interesse históricos e culturais, patrimonializados ou não, são elementos de suma importância para afirmação e reafirmação das identidades dos distintos povos que formam a nação brasileira. Como também, são mediadores entre o presente e o passado e articulam as sociedades em torno de suas memórias e histórias. A noção de referência cultural, sobretudo, após a publicação do Decreto nº 3.551, em 4 de agosto de 2000, que instituiu o registro do patrimônio imaterial, ampliou o leque dos bens passíveis de serem protegidos e estabeleceu novos critérios para salvaguarda, gestão e divulgação do patrimônio histórico e cultural. Neste contexto, a participação da sociedade, em especial das comunidades envolvidas com estes bens é essencial para o fortalecimento das noções de pertencimento, empoderamento, coletividade e identidade. Para tanto, é necessário desenvolver mecanismos de contato e aproximação dos grupos sociais com os elementos formadores de suas identidades. A comunicação apresentará os resultados do projeto de extensão e pesquisa Estratégias didático-pedagógicas para extroversão do patrimônio histórico e cultural no âmbito do Curso de Licenciatura Em Ciências Humanas - UFMA – Campus de Pinheiro – MA, surgido da necessidade de propiciar aos discentes do referido curso vivências patrimoniais em atividades extraclasse nas regiões da Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhenses, complementando os conteúdos trabalhados nas disciplinas. Para tanto, foram desenvolvidas estratégias didático-pedagógicas para extroversão do patrimônio histórico e cultural, com a participação dos alunos desde o planejamento, perpassando pela pesquisa de campo e divulgação dos resultados. Neste contexto, serão apresentadas três estratégias desenvolvidas ao longo do último ano, no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – UFMA – Campus de Pinheiro, sendo elas: Mapeamento dos bens edificados de interesse histórico no município de Pinheiro – MA, Registro do ofício de ceramista no povoado de Itamatatiua – Alcântara – MA e A ocupação humana de longa duração, em São Luís – MA. Ressalta-se que as ações são contínuas e já perpassaram o tempo regimental da disciplina, ou seja, elas estão em diferentes estágios de desenvolvimento e aplicação, configurando-se, atualmente, como atividades de pesquisa e extensão, que estão congregando alunos de diferentes períodos.