Este artigo tem como objetivo abordar questões de gênero dentro e fora do ambiente escolar, analisar como este vem sendo trabalhado na educação básica, sobretudo no ensino Fundamental e Médio, além do que vem refletir numa necessidade e eloquência de promover um real e efetivo debate sobre esse assunto que é pertinente e abarca a vida do público inserido na pesquisa, pois é preciso refletir quão pertinente este é para as questões no que tange as politicas afirmativas e a ausência de politicas públicas para tais categorias. Ressalta-se ainda a importância de um discurso de inclusão, diante de uma sociedade preconceituosa, machista, sexista, racista e excludente, onde a inclusão destas categorias se torna precisa e eficaz, além do que a introdução de categorias de gênero nas discussões é fundamental para a “desconstrução” de estereótipos e conceitos ultrapassados muito marcante na era moderna. Para a realização do estudo e aquisição dos dados que irão servir como subsídios para o desenvolvimento da pesquisa, realizaremos primeiramente o levantamento bibliográfico de livros que abordam o tema em questão. Posteriormente foi feito questionários para professores da educação básica.