Trata-se de uma proposta de mesa redonda que tem por objetivo discutir a temática da educação para as relações étnico-raciais a partir do uso das tecnologias digitais na Educação Infantil. A promulgação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, desafiam os sistemas educacionais a redimensionar o currículo, incluindo as temáticas relacionadas às conflituosas relações étnico-raciais no Brasil. O trabalho docente é chamado a contribuir com o enfrentamento e a eliminação do racismo e da discriminação nos espaços escolares, devendo contemplar conteúdos e atividades historicamente ausentes em decorrência do mito da democracia racial. Entendemos a infância como um período cronológico específico, referente a uma situação sociocultural na qual o indivíduo conhecerá as responsabilidades do mundo adulto, porém, que possui características próprias pois, como é sabido, o mundo infantil não é o do adulto. Entretanto, na dialética desses mundos, comportamentos preconceituosos e atitudes discriminatórias entre as crianças, assim como cuidado e atendimento educacional desiguais relacionados aos diferentes pertencimentos étnico-raciais das crianças, materializam-se nos espaços escolares, revelando a relevância de reflexões sobre como trabalhar tais situações. Se as crianças são socializadas em espaços racistas, isto poderá trazer consequências sobre a forma como cada uma pensa a si mesma e aos outros, o eu que é diferente de mim. Assim, trazemos para discussão a articulação entre o uso das tecnologias digitais na rotina do trabalho docente para a incorporação de temas relacionados ao reconhecimento e valorização das influências africanas e afro-brasileira na formação da sociedade brasileira com as crianças. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) surgiram e se desenvolveram no cenário social como importantes para a melhoria das práticas pedagógicas. Conforme observamos, o acesso ao conhecimento e sua produção na sociedade informatizada é algo dinâmico, sendo necessário o/a educador/a da Educação Infantil considere-as como novas formas metodológicas para a abordagem das relações étnico-raciais nos espaços escolares. Nesse sentido, traremos para o debate a necessidade de atualização do trabalho docente no tocante à tecnologia educacional para uso em sala de aula, como um recurso importante inclusive com crianças pequenas. Isso porque temos uma nova autodidaxia se desenvolvendo há vários anos por meio das mídias, ou seja, é preciso pensar a comunicação no sentido de servir como subsídio metodológico em sala de aula com crianças menores, de modo que temáticas como a educação para as relações étnico-raciais sejam melhor trabalhadas e compreendidas pelos partícipes no processo.