A presente pesquisa analisou a contribuição do processo de formação continuada no âmbito do curso de especialização em docência na educação infantil - CEDEI, na construção da identidade profissional das pós-graduandas, a partir do processo de feminização do magistério e seus reflexos na atualidade, assim como suas concepções acerca do referido tema. Investigar sobre a temática torna-se imprescindível, pois se entende esta formação como essencial para atuação junto às crianças de 0 a 05 anos de idade. Dessa forma, esta pesquisa levantou o seguinte questionamento: como o processo de formação continuada do CEDEI-UFMA contribuiu para a construção da identidade profissional das professoras das instituições públicas municipais e das escolas comunitárias de educação infantil de São Luis? Para obter resposta a esse questionamento realizou-se um estudo teórico e uma investigação empírica, O aporte teórico-metodológico se subsidiou pela pesquisa bibliográfica com base em autores como LOURO (2007), CERISARA (2002), ALMEIDA (1998), CIAMPA (2007), HALL (2011) dentre outros, por meio de uma revisão literária através de obras e artigos científicos, e na pesquisa de campo com enfoque no estudo exploratório, que para Andrade (2009) tem como finalidade proporcionar ao pesquisador maiores informações a respeito de um determinado assunto. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário do tipo semiaberto com trinta alunas, este se caracteriza por combinar perguntas abertas e fechadas. Observa-se que após o processo de feminização do magistério no inicio do século XIX, quando a docência passou a ser considerada uma atividade feminina por natureza, em que a professora desempenhava um papel “não profissional”, é fruto das mudanças sociais e econômicas ocorridas naquele contexto, em que os homens gradativamente migraram para outras profissões e as mulheres ascenderam no magistério, em virtude deste “conciliar” o trabalho com as funções de esposa e mãe. Pode-se afirmar que, nos anos posteriores houve mudanças significativas na formação ofertada aos educadores (as) de crianças pequenas, a fim de desmistificar a imagem não profissional dessas educadoras, construindo assim um novo perfil profissional e consequentemente, uma nova identidade. Conclui-se que o processo de formação continuada realizada pelo CEDEI contribuiu significativamente para a construção permanente bem como para o fortalecimento da identidade profissional das professoras de educação infantil da rede municipal e comunitária de São Luis, assim como para seu crescimento na profissão diante das demandas estabelecidas para atuar nesta etapa da educação básica.
Palavras Chave: Gênero. Educação infantil. Formação continuada. CEDEI.