A RELEVÂNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES CONSIDERADOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Autor
  • Elna Maria Leão Lemos
  • Co-autores
  • Thelma Helena Costa Chahini
  • Resumo
  • O presente estudo tem por objetivo ressaltar a relevância da sala de recursos multifuncionais para o processo ensino-aprendizagem de discentes, considerados, público alvo da Educação Especial. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva com 10 docentes de sala de aula regular e 2 docentes de sala de recursos multifuncionais de uma instituição pública municipal de São Luís/MA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam que a instituição pesquisada vem garantindo matrículas aos discentes com necessidades educacionais específicas, independentemente de diagnósticos. Porém, as professoras das salas regulares não se sentem capacitadas para o processo ensino-aprendizagem dos referidos alunos. As professoras da sala de recursos multifuncionais relatam alguns fatores que dificultam a operacionalização da educação especial e/ou inclusiva, no caso específico: ausência de um trabalho colaborativo entre os profissionais do atendimento educacional especializado (AEE) e os da sala de aula regular, principalmente em relação à elaboração do planejamento pedagógico e/ou do plano de aula; indisponibilidade de tempo para participarem de formação continuada na área da educação especial; falta de um cuidador nas salas de aulas; precária infraestrutura das salas de recursos multifuncionais; carência de profissionais especializados em necessidades educacionais específicas; falta e/ou carência de recursos pedagógicos e tecnologias assistivas; a não assiduidade dos discentes, público alvo da educação especial, na sala de recursos multifuncionais. Apesar do exposto, as professoras reconhecem a importância do trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais, pois enfatizam que o AEE tem proporcionado desenvolvimento na aprendizagem e na comunicação dos alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. As docentes do AEE têm procurado superar os referidos desafios com conhecimentos específicos na área da educação especial/inclusiva, com metodologias educacionais adequadas às necessidades educacionais diferenciadas, assim como comprometimento e criatividade em prol do atendimento educacional especializado. Assim, conclui-se que a sala de recursos multifuncionais da instituição pesquisada tem sido relevante no processo ensino-aprendizagem dos discentes considerados público alvo da Educação Especial, pois tem contribuído de forma significativa na mediação das necessidades educacionais específicas.

     

  • Palavras-chave
  • Sala de recursos multifuncionais, Público alvo da educação especial, Inclusão.
  • Área Temática
  • apresentou
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