Para que a educação inclusiva, seja de fato uma realidade nas Instituições de Educação Infantil, é preciso um esforço conjunto de familiares e profissionais da área, visando a promoção de uma educação de boa qualidade, pois de acordo com a Declaração de Salamanca, é preciso propor uma parceria colaborativa entre administradores escolares, professores e pais no intuito de supervisionar e dar um suporte à aprendizagem das crianças (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 1994). Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo geral investigar quais as percepções dos familiares de crianças com deficiência em relação ao processo de inclusão na Educação Infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva em quatro instituições públicas municipais de Educação Infantil de São Luís/MA, com 05 familiares de crianças com deficiência. Dentre esses, três mães, um pai e uma irmã, responsáveis pelas referidas crianças. O critério de inclusão dos participantes foi ser familiar de criança com deficiência que frequentava instituição pública municipal de Educação Infantil, bem como por acessibilidade. Os dados foram coletados dentro das instituições de educação infantil, em salas cedidas para esse fim, por meio de entrevistas semiestruturadas e por observação não participante. Os resultados identificam presença de barreiras atitudinais em relação à operacionalização da inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, bem como carência de profissionais qualificados na área da Educação Especial. Não foi identificado nenhum trabalho, sendo operacionalizado, de esclarecimento, orientação e acompanhamento familiar em relação às referidas crianças. Os familiares consideram a Educação importante e necessária, mas que ainda falta muito para que o ideal de inclusão se torne real. Os dados sinalizam que as conquistas na área têm sido por meio de muita luta individual. Foi enfatizado, bastante, pelos participantes, que para que a inclusão na educação Infantil realmente cumpra seus fins, se faz necessário professores qualificados, melhor estruturação das instituições, tanto nos espaços físicos quanto nos aspectos pedagógicos, ampliação de oferta de vagas e salas de recursos multifuncionais, para que as crianças com necessidades específicas tenham seus direitos assegurados. Os familiares consideram de suma importância que suas crianças estejam inseridas na Educação Infantil, devido os ganhos ao desenvolvimento global delas, assim como pelas interações e/ou socializações entre as crianças sem e com deficiência.