A presente pesquisa teve como objetivo analisar a Formação continuada de professores ofertada pelo curso de extensão em docência em educação infantil- CEEI/UFMA. O curso ocorreu entre os meses de fevereiro a julho de 2015 e foi organizado com uma carga horária de 180 horas. Considerando a importância da formação continuada para os docentes da educação infantil de São Luís e adjacências. Esta pesquisa investigou: Como as alunas/docentes do curso de extensão em docência em educação infantil analisaram a formação continuada ofertada pelo CEEI. Objetivou-se por meio desta pesquisa identificar o perfil das professoras de educação infantil que participaram do CEEI/UFMA; perceber a importância da formação continuada na vida das docentes, através dos motivos que as levaram a optar pelo curso; conhecer a visão/percepção das alunas sobre o CEEI/UFMA. Realizou-se um estudo teórico e uma investigação empírica. As contribuições teóricas desta pesquisa subsidiaram-se em autores como Kramer (2005), Libâneo (2004), Demo (2000), Kuhlmann Jr (2006), Nóvoa (1995), Ariès (2006), dentre outros por meio de uma revisão literária através de obras como teses, dissertações, monografias e artigos científicos. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, que segundo Andrade (2004), tem como finalidade proporcionar maiores informações sobre o assunto que vai se investigar; facilitando a delimitação do tema da pesquisa, orientando a fixação dos objetos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário semiestruturado que foi aplicado com dezoito alunas do CEEI/UFMA. O questionário semiestruturado combina perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador (MINAYO, 2004, p.108). A partir das repostas obtidas, pode-se considerar que a formação continuada ofertada pelo CEEI/UFMA, foi bem avaliada na visão/percepção das alunas/docentes que concluíram o curso, pois, a maioria das entrevistadas demonstrou satisfação em relação ao curso. Constatou-se que o curso em tela contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional das alunas/docentes, uma vez que adquiriram novos conhecimentos que as auxiliaram a transformar suas práticas educativas com as crianças pequenas que estão sob seus cuidados nas instituições de educação infantil.
Palavras - Chave: Educação infantil. Formação continuada. Prática docente. CEEI.