A Base Nacional Comum Curricular (BNC) é um documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também das propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Esse documento é fruto de intensas discussões que se iniciaram na Constituição Federal em 1988 e até hoje estão presente nos debates relacionados à educação. O presente documento encontra-se em seu período final de elaboração e já conta com três versões, sendo que a última foi divulgada até o ensino fundamental, ficando pendente para divulgação o componente ensino médio. Tendo em vista a importância desse documento para a educação e sabendo da necessidade de se discutir questões relacionadas com doenças, saneamento básico e cuidados individuais e coletivos, este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira o tema saúde está previsto nos anos finais do ensino fundamental ao longo das três versões da BNC. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e o referencial metodológico utilizado foi análise de conteúdo. Foram identificados dez índices e elaborado um indicador a partir desses índices que nos permitiram analisar o documento. A partir da análise do indicador “Bem-estar e saúde” identificamos os dez índices na primeira versão, nenhum na segunda versão, e um índice na última versão. Desse modo, entendendo o tema como relevante para o ensino de ciências e o documento como importante para a educação nacional, precisamos entender o motivo da supressão de índices tão importantes relacionados à temática em discussão, sendo possível erceber que há uma discrepância entre as versões, uma vez que temos uma versão com todos os índices e outra com nenhum. Diante disso percebe-se que mais estudos precisam ser realizados para analisar esse documento e para investigar temáticas tão importantes para a educação básica.