COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: as narrativas hipertextuais como ferramenta pedagógica no ensino de jornalismo

  • Autor
  • Jean Carlos da Silva Monteiro
  • Co-autores
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues , António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira
  • Resumo
  • O avanço da globalização, a explosão da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo em seu currículo temáticas como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’ na perspectiva de discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como ferramenta pedagógica, tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as Narrativas Hipertextuais se faz necessário tanto na prática educativa e formadora desses profissionais, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolver habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.

  • Palavras-chave
  • Tecnologias de Informação e Comunicação, Narrativas Hipertextuais, Ensino de Jornalismo, Educação Multimídia.
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download