ANÁLISE DOS TIPOS DE REPRESENTAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

  • Autor
  • Renata Araujo lemos
  • Co-autores
  • Mariana Guelero do Valle
  • Resumo
  • O ensino de disciplinas científicas é marcado pela linguagem da ciência, portanto, usam a linguagem verbal, das representações visuais e matemáticas para comunicar os conhecimentos dessas áreas. Em relação a disciplina escolar Biologia, os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), enfatizam que um dos objetivos desse ensino é que o aluno seja capaz de apresentar informações sobre o conhecimento biológico por meio de textos, esquemas, gráficos, tabelas, desenhos, maquetes, entre outras formas de representar. Sendo assim, os recursos didáticos utilizados em sala de aula apresentam representações, o livro didático é um desses instrumentos e, nessa perspectiva, torna-se relevante investigar as representações que os constituem. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os tipos de representações presentes em uma coleção de livros didáticos de Biologia. O critério de escolha da coleção foi de acordo com os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Biologia, sendo assim, foi escolhida a coleção “Biologia Hoje” que corresponde a uma das três coleções mais distribuídas nacionalmente para as escolas do ensino público. Foi realizada uma análise de conteúdo das representações, levando em consideração as legendas para a identificação do tipo de representação. Após a investigação constatamos que os autores fazem uso de diferentes tipos de representações no decorrer dos três livros, inclusive nos sumários. Os tipos de representações presentes nos livros analisados foram: angiografias, cladogramas, diagramas, equações, esquemas, fotos, fórmulas, gráficos, ilustrações, mapas, modelos, radiografias, reconstituições artísticas, representações artísticas, representações esquemáticas, representações gráficas, representações simplificadas, pinturas, pirâmides e tabelas. Após a análise dos resultados verificamos uma variedade de tipos de representações presentes nos livros, desde representações menos abstratas como as fotografias até as mais abstratas como os gráficos e fórmulas, por exemplo. Entendemos que os autores consideram que o uso de diversos tipos de representações pode auxiliar no ensino de Biologia, no entanto, as legendas de algumas figuras às vezes apresentam uma explicação, mas não informam o tipo de representação, nesse sentido, ressaltamos que identificar o tipo pode auxiliar os alunos na interpretação e compreensão das representações utilizadas nesses livros.

     

     

  • Palavras-chave
  • Representações, Livro didático, Ensino, Biologia
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download