Este trabalho tem como finalidade apresentar um novo meio de trabalho para com a realidade dos alunos no cenário atual da educação pública. As histórias em quadrinhos possuem elementos que podem chamar a atenção dos alunos para uma nova forma de presenciar a leitura. Pesquisar sobre a história em quadrinhos como uma tradução entre linguagens, é uma ideia fascinante, pois recicla e renova o discurso de alguns dos mais brilhantes teóricos das HQ’s, como Moacy Cirne e Paulo Ramos. Os clássicos da literatura estão sendo incorporados ao gênero das Histórias em Quadrinhos e este pode ser um elemento a mais para chamar a atenção dos alunos para a leitura e observação de grandes clássicos da literatura. Segundo Vergueiro e Ramos (2009), de acordo com a LDB, existe uma necessidade de inserção de outras linguagens e manifestações artísticas nos ensinos fundamental e básico. Sendo assim, as histórias em quadrinhos podem ter um papel considerável no processo educativo, mas é preciso que educadores e estudantes saibam como empregá-las. Empreender atividades práticas a partir das histórias torna as aulas mais dinâmicas e o aprendizado mais prazeroso. Vale lembrar que a leitura de quadrinhos é complexa e não deve se restringir ao texto ou ao enredo; ler e perceber os recursos da linguagem, da estética e da narrativa dos clássicos quadrinizados amplia as significações que podem ser extraídas de seu conteúdo. Concluímos que, os clássicos em quadrinhos podem ter sim, grande eficácia nas salas de aula do ensino básico, levando os alunos a buscarem cada vez mais os clássicos da literatura.