Este trabalho tem por intuito possibilitar ensino de História mediado pelos museus e partimos da concepção/hipótese de que esse espaço amplamente utilizado pelas escolas/professores (educação básica) de História, intentamos alargar as possibilidades do ensino de História através de visitações aos museus, explorando seu potencial educativo e não apenas enquanto espaço de contemplação, dando aos alunos uma noção física e real de pertencimento historiográfico. Desta forma a utilização do museu seria uma ferramenta a mais ao professor de História, para além dos espaços e meios mais tradicionais, quais sejam, sala de aula e livros didáticos e assim explorar também outras práticas e espaços na construção do conhecimento histórico. Também é nosso objetivo proporcionar aos alunos e professores o aprimoramento dos resultados e diminuição das distâncias entre o objeto estudado e o universo do aluno. Mostrando que os museus são um fator relevante para potencializar o conhecimento escolar, assim é importante que essas instituições estejam integradas ao meio com o qual estão inseridas, atuando como uma grande rede de interação. São em nosso entender, instituições culturais que exercem um grande fascínio no público – escolar ou não – e que atualmente estão presentes nos currículos de várias escolas. Para efetivarmos nosso caminho metodológico buscaremos suporte teórico em variadas fontes documentais, como livros, revistas, artigos, teses e nas discussões de Le Goff (2003), Abud (2010) e também como outros autores que dialogam com o espaço museal/ensino de História: Pereira (2009:2010), Siman (2009), Ramos (2004), entre outros.