COLEÇÃO DO BANCO CENTRAL DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A GRAVURA DE TARSILA DO AMARAL

  • Autor
  • Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho
  • Co-autores
  • Regiane Aparecida Caire da Silva
  • Resumo
  • Resumo

    Este trabalho pretende esclarecer como foi o tramite da doação em 1996 de 39 obras artísticas do Banco Central do Brasil à Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, com ênfase na gravura de Tarsila do Amaral na questão da autenticidade. Hoje a Coleção do Banco Central, como é conhecida,  está sob responsabilidade do Museu Histórico e Artístico do Maranhão – MHAM. A escolha do tema foi motivada por estar participando do Projeto de Pesquisa O papel na arte do Maranhão: originais e gravuras realizado no museu e nesta coleção, orientado pela Profa. Drª Regiane Caire da Silva e perceber a escassa informação a respeito do acervo. A pesquisadora Raquel Vallego[1] descreve que a coleção do Banco Central do Brasil foi formada pelas obras da Galeria Paulista Collectio Artes Ltda (1969 a 1973) representativa em vendas na época que estimulava a ideia da compra de arte como alternativa de investimento. O interesse da Collectio foi por trabalhos do modernismo, pois tinha consciência da importância dos artistas brasileiros para a Arte Moderna. O sistema adotado pela Galeria era de leilões que foi consolidada durante o ano de 1970 e abriram caminho para investimento da galeria em 1971, sendo o maior destaque a edição e publicação de álbuns de gravura, entre eles do Grupo Santa Helena, Tarsila do Amaral e Clóvis Graciano. Em 1978, com a liquidação do Grupo Financeiro Áurea, a coleção da Galeria Collectio Artes Ltda., (devedora do grupo), foi repassada para o Banco Central do Brasil. Em consequência das turbulências do sistema financeiro daquele período, esse banco adquiriu cerca de 4300 obras de arte, entre pinturas, desenhos e gravuras. (VALLEGO, 2015b, p.2158). Segundo a autora o Banco Central não tinha interesse em se tornar um museu, porém a elevada quantidade de obras que ficaram sob sua guarda impulsionou a formação da Coleção de Arte do Museu de Valores do Banco Central do Brasil. Esse acervo foi dividido em três partes, a gravura, uma delas, foi destinada a 42 museus. Posicionando a coleção de gravuras em uma grande diversidade de instituições, de pequenos centros culturais a museus de arte moderna e contemporânea,  totalizando um pouco mais de duas mil obras doadas. Nessa relação de doação estava a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, escopo deste trabalho.

     


    [1] VALLEGO, Rachel. Da Galeria Collectio ao Banco Central do Brasil – percursos de uma coleção de arte. 2015. 240 p. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arte) Programa de Pós-Graduação em Arte - Universidade de Brasília, Brasília-DF.

  • Palavras-chave
  • : Coleção Banco Central. Tarsila do Amaral. Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Gravura.
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