A intersecção entre Educação e novas tecnologias digitais na extensão universitária: Inclusão e visibilidade na apropriação das tecnologias da imagem pela comunidade -PROJETO INFORMAR.

  • Autor
  • Fabíola de Mesquita Costa Silva
  • Co-autores
  • Tulio de Sousa Leite , Lara Carvalho Ramos
  • Resumo
  • A universidade é uma instituição criada para atender às necessidades do país. Uma das estratégias que a universidade utiliza para a formação de um profissional cidadão é baseada na extensão universitária. Objetivou-se no estudo investigar a relação atual existente entre uma universidade e as comunidades circunvizinhas a partir da visão dos seus moradores. O Projeto INFORMAR, promovido pela Universidade CEUMA, e desenvolvido na comunidade do Jaracaty, em São Luís, é um encontro de trocas e promoção de conhecimentos que ultrapassa os muros da instituição. Por meio do  projeto de extensão, foram aplicadas oficinas de fotografia, empreendedorismo digital, cineclube e palestra sobres formação profissional, produção de audiovisual para redes sociais, produção textual em SRS , assim como, análise midiático. O projeto visa a formação de crianças e jovens do Fórum de Desenvolvimento Social da Comunidade do Jaracaty. O trabalho visa medir o fortalecimento do capital social (PUTNAM, 1993) conceito oriundo do pentágono do desenvolvimento, em comunidades circunvizinhas participantes da extensão universitária INFORMAR a partir da visão do público alvo do projeto. Os resultados foram divididos em quatro categorias para uma melhor organização e análise dos dados. Identificou-se como resultante da pesquisa o fortalecimento do capital social nos participantes do projeto de extensão universitária e a necessidade de integração contínua entre universidade e a comunidade como constituintes de cidadania.

  • Palavras-chave
  • Educação, tecnologia, extensão, comumidade
  • Área Temática
  • apresentou
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