O PIBID é uma iniciativa que visa melhorar e a valorizar a formação de professores para a educação básica; onde os estudantes são inseridos no universo das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola; incentivando a formação de docentes, elevando a qualidade da formação inicial de professores, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas e contribuindo para a articulação entre teoria e prática. Este trabalho tem como objetivo compartilhar os desafios e experiências dos discentes do curso de História Licenciatura da UFMA (Universidade Federal Do Maranhão), vividos durante o PIBID (Programa de Iniciação à Docência), no Subprojeto Interdisciplinar– Ciências Sociais e História, que tem como tema Educação em Direitos Humanos: democracia, cidadania e trabalho, na escola Centro de Ensino Professora Dayse Galvão. Os resultados evidenciam que o espaço do PIBID permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, na discussão e na pratica; e quão importante é a prática profissional é importante para a formação dos estudantes, pois ela nos capacita a construir um conhecimento integrado e a interagir com os demais; levando em conta a complexidade da sociedade atual consolidando assim uma formação continuada por meio da capacitação dos discentes dos cursos envolvidos. Concluímos que a prática profissional é importante para a formação dos estudantes, pois ela nos capacita a construir um conhecimento integrado e a interagir com os demais; levando em conta a complexidade da sociedade atual consolidando assim uma formação continuada por meio da capacitação dos discentes dos cursos envolvidos.