O presente trabalho propõe-se a analisar de que maneira meios alternativos de difusão de conteúdos noticiosos têm se estabelecido como novos modelos de negócios, configurando-se como novas formas de os profissionais se inserirem no mercado de trabalho. Para tanto, será analisado o Nexo Jornal, site formado por 30 profissionais, que propõe-se a contextualizar e aprofundar informações que dominam o noticiário da chamada mídia tradicional, utilizando ferramentas como newsletter e podcasts para difundir seu conteúdo. Em todo o país, a realidade dos meios impressos é de enxugamento das redações, com demissões em massa e acúmulo de funções para quem permanece nos veículos. Mas, se por um lado, a crise resulta em profissionais experientes fora do mercado tradicional, por outro a tecnologia os dá possibilidades de continuar atuando no jornalismo, com a criação de novos modelos de negócios. O interesse por esse assunto surgiu quando a investigadora deste trabalho passou pela situação de ter tido seu vínculo empregatício, com um grande veículo do Maranhão, rompido e voltar seu olhar para esta nova perspectiva. Para tentar entender como todas as mudanças na produção e no consumo de conteúdos noticiosos se processaram e culminaram com o cenário atual – que inclui o enxugamento de redações e a criação de novos modelos de negócio -, é preciso antes saber o funcionamento dos veículos que compõem a chamada mídia tradicional, principalmente a mídia impressa, que se relaciona de uma forma mais direta com este trabalho. Desta forma, serão discutidos a relação entre inovação e empreendedorismo no campo jornalístico e os estudos mais recentes sobre os processos de integração de redação e convergência midiática para entender as transformações na área de atuação dos jornalistas. Ao falar do processo de convergência pela qual o jornalismo impresso vem passando, Salaverría (2008) destaca quatro dimensões afetadas por esse processo: a dimensão tecnológica (ferramentas e sistemas de produção e difusão); a dimensão empresarial (fusão de redações, por exemplo); dimensão profissional (profissionais multimídia); e dimensão dos conteúdos (multiplataforma). É fato que nem todos os profissionais dos veículos de comunicação foram inseridos nesse processo de integração de redações e de convergência midiática, por vários motivos. Nesse sentido, a internet mostrou-se, desde o seu surgimento, como um veículo com muitas possibilidades a serem exploradas por esses e outros profissionais.