A infografia surge como aliada do profissional de jornalismo no desafio de oferecer informação com qualidade e, ao mesmo tempo, educativa e atrativa. Este trabalho analisou um infográfico utilizado pelo Portal Brasil, no endereço online do Governo Federal, na matéria intitulada “Economia do Brasil cresce 0,2% no primeiro trimestre do ano”. Nesse caso, o veículo digital busca explicar o que é o PIB (Produto Interno Bruto), e quais os aspectos positivos do seu aumento para a economia brasileira. O PIB, enquanto tema na matéria em voga, é um assunto complexo para muitas pessoas fora do contexto dos estudos econômicos? Diante desse questionamento, a matéria, além de usar o texto básico para narrar o fato, usa o infográfico como elemento de aprofundamento da compreensão de como o aumento do PIB influencia o dia a dia do brasileiro. A infografia é base, não somente para informar, mas para fazer com que o leitor visualize mentalmente o que o fato narrado irá interferir em seu bolso. Tais motivações e necessidades foram analisadas pelo ponto de vista metodológico de Donis A. Dondis, na obra Sintaxe da Linguagem Visual (2003), em que ela explica as razões básicas de criação de componentes visuais, sendo que estes são fundamentados nas necessidades que “podem ser imediatas e práticas, tendo a ver com questões triviais da vida humana. [...] A última razão motivadora, e a de maior alcance, é a utilização de todos os níveis dos dados visuais para ampliar o processo de comunicação humana” (DONDIS, 2003, p.183). Ao analisarmos este infográfico, percebemos também como ele estabelece o processo d e comunicação entre o veículo e o leitor; e, ainda, se a produção de sentido, de forma ampliada, vai ao encontro dos aspectos da basilares da linguagem visual: “Devem interrogar a natureza de cada meio de comunicação, sua função ou níveis de função, sua adequação, a clientela a que se destina e, por último, sua história e sua maneira de servir as necessidades sociais” (DONDIS, 2003, p.184). Ou seja, aplicamos a hipótese de que o infográfico do Portal Brasil atende às necessidades de compreensão e assimilação do conteúdo pelo público em geral, esclarecendo o ciclo de consumo da sociedade, incluídos economistas, figuras políticas e gestores públicos, os quais se constituem a clientela mais específica do jornalismo econômico. Acrescentando ao pensamento de Donis A. D ondis, optamos por uma análise por meio da Semiótica Aplicada de Lúcia Santaella (2004). A abordagem semiótica de Santaella é aplicada ao design a fim de explicitar “o potencial comunicativo que um produto, peça ou imagem apresenta” (2004, p.69). Percebemos, mediante a análise desse infográfico, que se apresentam nele os três pontos de vista semióticos utilizados por Santaella: o qualitativo-icônico; o singular indicativo e o convencional-simbólico. Sendo assim, averiguamos se o elemento gráfico usado na matéria jornalística, como apoio visual, foi fiel às regras para o bom desempenho da linguagem não verbal.