O coral é uma prática musical exercida e difundida nas mais diferentes etnias e culturas. Apresenta-se como um grupo que visa o aprendizado, integração, inclusão social e, no caso especifico do Coral referido nesta pesquisa acrescenta-se, disseminar a língua de sinais e a cultura surda, além de, incentivar habilidades artísticas dos participantes. Sendo assim, compreende um espaço constituído por diferentes relações interpessoais, exigindo dos organizadores habilidades e competências referentes não somente a libras e a música, mas também de trabalho em equipe, aprendizagem e convivência em um grupo. O objetivo da pesquisa foi relatar como o coral funciona como instrumento de favorecimento da inclusão de alunos com necessidades educacionais especificas no Ensino Técnico, mudando os paradigmas e condutas de alunos ouvintes no contexto social e acadêmico em relação a alunos surdos por meio de um estudo qualitativo, descritivo e retrospectivo, realizado no Instituto Federal do Maranhão-Campus São Luís Monte Castelo. Os dados foram coletados através de observação e análise de diário de encontro do Coral Somos Um Só. A pesquisa foi realizada com a participação de 30 alunos, sendo 09 (nove) alunos surdos e 21 (vinte e um) alunos ouvintes. Conclui-se que os alunos com o passar dos encontros criaram laços de amizades e companheirismo e de solidariedade um para com o outro independente da necessidade educacional, visto que todos tiveram que começar a aprender Libras para a efetivação da comunicação entre todos os membros.