O campo profissional docente está cada vez mais exigente mundialmente, para atender tais exigências o Estado necessita intervir, é nesse momento que se faz necessária a presença das universidades agindo ativamente na sociedade. Como exemplo, destacamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que apresenta características de ação conjunta entre universidade e escolas de educação básica proporcionando aos graduandos apreciação do cotidiano escolar ao mesmo tempo, inovar a prática docente enrustida pela pedagogia tradicional e melhorar a qualidade do ensino básico. O presente texto objetiva a discussão sobre os impactos que o PIBID causa sobre a formação inicial dos egressos das licenciaturas plenas do CCBS/UFMA no período de 2010 até 2016. Para alcançar os sujeitos da pesquisa, a utilização das tecnologias é indispensável. As vozes dos mesmos foram captadas através de questionários respondidos por e-mail, whatsapp e facebook. Para entendermos o contexto e execução do PIBID, utilizamos a abordagem do Ciclo das Políticas de Ball e Bowe (1992). Tal abordagem nos promove profundidade no entendimento do contexto, da legislação e execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Podemos concluir que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é responsável por grandes melhorias na educação através de pesquisas e reflexões acerca da pratica docente. Faz parte da recriação cultural das instituições de ensino superior, que consequentemente envolve outros programas também. Se um dos objetivos é transformar a realidade, o PIBID está conseguindo fazer sua parte. O programa tende a proporcionar experiências únicas e inovadoras tornando significativa a formação de professores.