O Ensino e a Aprendizagem do Tambor de Crioula na Infância Maranhense

  • Autor
  • Raphyza Oliveira Ferreira
  • Co-autores
  • Bruna Monique Cunha Rodrigues , Thais Andrea Carvalho de Figueirêdo Lopes
  • Resumo
  • O presente estudo aborda o ensino e a aprendizagem da dança do Tambor de Crioula na infância, tendo como base a importância do resgate e preservação dessa manifestação cultural em nossa cidade. Partindo da questão central que passa pela investigação de como acontece o ensino e a aprendizagem do Tambor de Crioula para crianças, problematizei perguntas direcionadas aos presidentes de grupos de Tambor de Crioula, coureiras e crianças que frequentam esses grupos, do tipo: Como ocorre o ensino do Tambor para as crianças? Você tem algum projeto específico para trabalhar com essas crianças? Qual a importância de ensinar o Tambor de Crioula às crianças? Após o Tambor de Crioula ter recebido o título de Patrimônio Imaterial, quais foram às melhorias de recursos para os grupos? Para respondermos a esses e outros questionamentos foi desenvolvida uma pesquisa teórica, na qual no primeiro momento fiz uma retrospectiva histórica sobre a cultura e a cultura popular no Brasil e no Maranhão. No segundo momento, abordei a cultura popular em São Luís – MA, enfocando mais especificamente o Tambor de Crioula. No terceiro momento, desenvolvi a parte empírica, na qual analisei as respostas dos sujeitos da pesquisa por meio de entrevistas estruturadas articuladas aos eixos teóricos escolhidos. Foi possível constatar que a Dança do Tambor de Crioula, mesmo tendo sido considerada Patrimônio Cultural Imaterial, precisa ser mais apoiada pelos órgãos governamentais que executam as políticas de educação e cultura, para que as atuais e as futuras gerações conheçam e se apropriem dos elementos que constituem essa manifestação. Em suma, pretendo contribuir com os estudos sobre o ensino e a aprendizagem do Tambor de Crioula na infância em São Luís – MA, apresentando reflexões sobre a realidade pesquisada.

  • Palavras-chave
  • Tambor de Crioula. Educação e Cultura. Ensino. Aprendizagem na Infância.
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download