O presente estudo aborda sobre o ensino da Arte-Educação e suas características no campo de estudo escolhido. Para desenvolvermos o referencial teórico do objeto, partirmos do pressuposto defendido por muitos estudiosos sobre arte-educação para melhor compreendermos as necessidades e avanços das áreas relacionadas. Diante desse pressuposto, construímos problematizações destinadas para aos (as) professores (as), a coordenadora pedagógica e alunos (as) do tipo: Qual a data de fundação do Pontinho? Como foi a constituição do Pontinho? Quais as atividades desenvolvidas? Quais são os objetivos das atividades? Qual o processo de ensino aprendizagem do Tambor de Crioula? Quais os entraves e avanços encontrados no processo de aprendizagem do Tambor de Crioula? Qual a diferença entre Pontinho e Ponto de Cultura? Para respondermos essas questões, desenvolvemos uma pesquisa teórica, na qual no primeiro momento descrevemos a retrospectiva histórica da arte-educação no Brasil. No segundo momento, falamos sobre o ensino da arte popular no contexto educacional no Brasil e no Maranhão. No terceiro momento, desenvolvemos a parte prática ou empírica da pesquisa, na qual apresentamos as análises e interpretações dos sujeitos selecionados à luz dos eixos teóricos metodológicos firmados ao longo da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso tendo como delimitação duas professoras, uma coordenadora pedagógica e quatro crianças do Pontinho de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos questionários com questões mistas.