O ÁUDIO 3D COMO ELEMENTO PARA PRÁTICAS EDUCACIONAIS

  • Autor
  • Bruna Rafaella Almeida da Costa
  • Co-autores
  • Jefferson Saylon Lima de Sousa , Rosinete de Jesus Silva Ferreira
  • Resumo
  • A gravação de um áudio 3D consiste na tentativa de simular a captação de sons pelo ouvido humano. É necessário um fone de ouvido estéreo para ouvir essas gravações. O resultado é um som que vai além do áudio estéreo normal, dando a sensação de que o ouvinte está presente no momento da gravação. É possível perceber sons que estão vindos de todas as direções, assim como os ouvidos humanos o fazem no seu natural ao diferenciar referenciais como: altura, distância e profundidade. Tendo em vista possibilidades de pesquisa e investigações sobre o áudio 3D, escolhemos como corpus de estudo analisar peças produzidas a partir dessa técnica que são apresentadas como ferramentas de suporte para momentos de incursões educacionais do ouvinte. Tais áudios – também chamados de sons binaurais – usados por pedagogos, psicólogos e por estudantes, em momentos individuais, podem se tornar potencializadores do cérebro quanto à capacidade de compreensão e absorção do conteúdo estudado. Partindo daí busca-se sugerir o uso dessa tecnologia para a produção de peças educativas onde os diálogos elaborados facilitem ao ouvinte captar as informações a partir da tridimensionalidade possibilitada pelo método de gravação e reprodução do som. Dentro desta perspectiva trabalharemos com a ideia de IMERSÃO, a sensação de estar dentro do ambiente; INTERAÇÃO, a capacidade do computador detectar as ações do usuário e modificar instantaneamente o mundo virtual e as ações sobre ele; e ENVOLVIMENTO, por sua vez, está ligado com o grau de motivação para o engajamento de uma pessoa em uma determinada atividade. Problematizar experiências imersivas na web se justifica pela complexidade do cenário no qual ocorrem, esta plataforma figura, nesse sentido, como um importante espaço de pesquisa exploratória, pois é nela que vamos encontrar a possível reconfiguração de práticas educacionais. O referencial teórico desta pesquisa é baseado na Escola Canadense. Os seus principais conceitos são de relacionar as novas formas de organização e interação, as novas tecnologias que estão surgindo rápido e o ciberespaço, local onde essas tecnologias estão promovendo as inovações na forma de se comunicar, interagir e criar novos meios de comunicação. Com base na Escola Canadense acreditamos que as tecnologias e os novos meios são os maiores transformadores do mundo social e, portanto educacional. A experiência pode representar um rompimento com a prática de ensino anterior, por outro lado, pode significar a sobrevida da educação frente a um cenário complexo que a convergência instala.

  • Palavras-chave
  • Áudio 3D, Novas Tecnologias, Imersão, Práticas Educacionais.
  • Área Temática
  • apresentou
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