Propõe-se a realização de uma mesa-redonda para uma reflexão sobre as características e potencialidades do campo midiático aliado ao campo cultural. Nossa intenção é dialogar sobre o entrelaçamento dos campos mencionados, onde analisamos o processo comunicativo interacional e não instrumental. A saber, o processo interacional envolve uma composição de interlocução, contexto, texto, meios e mediações, além das condições de produção nas quais esses sujeitos estão envolvidos. A dinâmica comunicacional aliada ao desenvolvimento tecnológico proporciona uma transformação cultural que tem como consequência difusão e oferta de produtos culturais, que hoje estão distribuídos não mais nas mídias ditas tradicionais, mas também em territórios e plataformas virtuais causando uma (re)significação da cultura. As redes sociais podem ser entendidas com um locus de encontro e reorganização, produção e consumo de pessoas e grupos que consumem os mais variados produtos culturais. Neste sentido, pensar o lugar da mídia e do consumo de produtos e bens culturais que circulam nas diferentes esferas sociais, se faz necessário para melhor compreensão de uma das funcionalidades da mídia, quando trabalhamos com o campo cultural.