BANQUETE: UMA EXPERIÊNCIA ESTESIOLÓGICA
Fernanda Silva Zaidan-UFMA
Eixo: Arte, Tecnologia, Educação
Raimundo Nonato Assunção Viana-UFMA
Universidade Federal do Maranhão
E mail: fernanda.zaidan@ifma.edu.br
E mail: raimundo.viana@terra.com.br
Esta dissertação descreve o percurso de uma experiência estesiológica presente no contexto de um banquete elaborado e apresentado por discentes do curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no município de Barreirinhas-MA. Com base nos estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty, esse trabalho apresenta uma proposta pedagógica interdisciplinar cuja investigação baseia-se na noção de corporeidade e na experiência sensível, estética e cultural do aluno, como elementos importantes na constituição do ser humano e do conhecimento, no processo envolvendo a Arte e a Gastronomia. A fundamentação dessa prática apoia-se numa abordagem qualitativa de caráter fenomenológico, portanto, descritiva, que têm como métodos a pesquisa bibliográfica, de campo e a experiência vivida, como metodologias potencializadoras de um diálogo entre teoria e prática, identificando aspectos relevantes à experiência do sujeito. A professora-pesquisadora utiliza em sua pesquisa, além da experiência docente fundamentada na Pedagogia do Teatro, os estudos dos teóricos Merleau-Ponty, Terezinha P. da Nóbrega, Jorge Larrosa, Edgar Morin, João Francisco Duarte-Júnior, Sandra Chacra, Ariovaldo Franco e Roy Strog, dentre outros, que refletem a prática docente, o processo educativo e a relevância da Artes Cênicas e da Gastronomia, na educação, por meio da revisão conceitual sobre percepção, corpo e estesia (em torno de uma fenomenologia do conhecimento), improvisação teatral e produção humana plástica e visual do alimento, desafiando o conceito mecanicista e aproximando da concepção artística. Os registros escritos e imagéticos foram realizados por meio de diário de bordo das experiências vividas pelos discentes, relatórios, questionário avaliativo da apresentação do Banquete, registo fotográfico, audiovisual e observação participante. Buscou-se despertar os processos cognitivos a partir do corpo e dos sentidos da audição, olfato, paladar, visão e tato, conduzindo os alunos e os convidados do banquete a uma educação sensível e afetiva harmonizando conhecimentos separados, interdisciplinarmente. A pesquisa está em fase de conclusão com análise dos dados coletados para a descrição do fenômeno a fim de alcançarmos os núcleos interpretativos que vão confirmar o argumento central da pesquisa.
Palavras-chave: Artes Cênicas. Docência. Estesiologia. Educação Técnica e Profissional.