PROJETO TOCAR: ORIENTAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES REGENTES DO ENSINO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, UTILIZANDO O VIOLÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO.

  • Autor
  • KARLLA GYZELLE RODRIGUES DE OLIVIERA
  • Resumo
  • O projeto tocar foi idealizado com o intuito de ajudar o professor com uma nova abordagem didática musical utilizando o violão como instrumento mediador desse processo, onde a coordenação do ensino infantil do Município de Imperatriz percebeu a necessidade deste conhecimento para o trabalho e atuação deste profissional em sala a respeito da educação musical, sendo que, uma das funções que a Secretaria Municipal de Educação exerce é preparar e fomentar o educador através de formações e cursos no decorrer do ano, ajudando-o no seu processo criativo educacional, e com isso, aprimorar a educação do nosso município proporcionando uma educação de qualidade. Baseada na Lei n° 11.769, que determina a presença do conteúdo do ensino de música nas escolas de educação básica, o projeto começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2016, e no decorrer de seu acontecimento foi visto novas necessidades, que o professor possui sobre didática e a aprendizagem musical.  O projeto “Tocar” foi desenvolvido para nortear e ajudar a diversificar os recursos que o professor pode utilizar em seu planejamento de ensino, não somente musical, mas de outras disciplinas, também serviu de válvula de escape da cansativa jornada que o professor enfrenta no dia-a-dia, todavia não perdeu o foco de ter seu principal objetivo, que é alimentar o conhecimento dos professores para que eles obtenham outros meios de aprender e compreender a música, na sua forma teórica e pratica, oferecendo uma alternativa para suas praticas educacionais e o cumprimento da referida Lei.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Musical. Formação. Didática de Aprendizagem. Multidisciplinar.
  • Área Temática
  • apresentou
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