O ENSINO DE FILOSOFIA: a pergunta como elemento para a construção do diálogo filosófico.

  • Autor
  • KATIANE SUELLEN MELO ARAUJO
  • Co-autores
  • Alexandre Jordão Baptista
  • Resumo
  • O ENSINO DE FILOSOFIA: a pergunta como elemento para a construção do diálogo filosófico.

    Autor (a): Katiane Suellen Melo Araujo[1]

    Eixo 1 – Arte, Tecnologia e Educação

    Orientador: Alexandre Jordão Baptista – DEFIL/UFMA

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    e-mail: ktyane.melo@gmail.com

    e-mail: philokalos@gmail.com

     

    No presente artigo partimos do pressuposto que o ensino de filosofia está diretamente ligado com a formulação de perguntas e que estas perguntas são elementos fundamentais para a construção dialógica. Neste sentido, analisaremos como essas perguntas serão constituídas para o desenvolvimento do diálogo filosófico nas aulas de filosofia. Partindo da filosofia clássica, Platão apresenta em seus escritos o diálogo como instrumento do filosofar. É necessário destacar que uma das características dos diálogos de Platão não são as possíveis respostas, mas sim as perguntas que são o movimento principal para a construção do elenchos, ou seja, refutação dos argumentos apresentados com novas interrogações. Nesta perspectiva, Paulo Freire nos apresenta em suas reflexões a importância do diálogo para a formação de sujeitos autônomos, pois o diálogo é necessário para que a humanidade exista. Logo, uma educação que é constituída através do diálogo é uma ralação horizontal de verdade entre educador e educando, pois a educação só acontece no compartilhamento de experiências entre ambos, onde o aprendizado é mútuo. Para Alejandro Cerletti, ensinar filosofia é ensinar a filosofar, ou seja, despertar em seus alunos a atitude filosófica sabendo que o filosofar é uma construção e complexa de cada indivíduo. Então, o filosofar são questionamentos que buscam respostas, no entanto, o perguntar filosófico não se conforma com as primeiras respostas que geralmente são apresentadas, o perguntar filosófico é pertinente. Este artigo se desenvolverá partir de pesquisas bibliográficas que é o passo inicial na construção efetiva de uma investigação. A partir da realização das pesquisas, pretendemos observar como o desenvolvimento do perguntar filosófico e do diálogo filosófico irão colaborar para a construção filosófica do ensino de filosofia.

     

    Palavras-Chave: Ensino de Filosofia. Pergunta. Diálogo. Platão.

     


    [1] Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/PROF-FILO

  • Palavras-chave
  • Ensino de Filosofia, Pergunta, Diálogo, Platão.
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download