EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E BIBLIOTECAS: as práticas de educação patrimonial em bibliotecas públicas

  • Autor
  • Valdirene Pereira da Conceição
  • Co-autores
  • Maurício José Morais Costa
  • Resumo
  • Investigação acerca das práticas de educação patrimonial em bibliotecas públicas. Concebe as bibliotecas públicas como instituições culturais responsáveis por colecionar, organizar, documentar e, acima de tudo preservar todo e qualquer bem cultural no sentido de formar cidadãos críticos, além de ser fundamental no desenvolvimento econômico, social, político, educacional, dentre outros aspectos que compõem a sociedade. Sendo assim, as bibliotecas destacam-se como resultado dos anseios e das necessidades da sociedade, tanto na busca por informação, quanto na preservação da cultura e do patrimônio material e imaterial de um povo. Assim sendo, as bibliotecas desempenham um papel que vai além de suas atividades básicas, mostra-se como um lugar fundamental para a perpetuação da memória coletiva de um povo, no sentido de projetá-lo para um futuro em construção. Sendo o patrimônio compreendido como toda e qualquer forma capaz de representar não apenas a cultura, mas, a identidade de um povo, evidencia o papel da educação patrimonial como uma metodologia que permite aos sujeitos a leitura do que os rodeiam, bem como a compreensão de sua trajetória histórico-social, além de expressar-se de forma marcante nos espaços onde a memória coletiva, cultural e informacional encontra-se reunida, em especial as bibliotecas públicas. A presente investigação, realiza uma reflexão acerca do papel das bibliotecas públicas como instituições responsáveis pela organização, disseminação e preservação da memória info-cultural de uma sociedade, além de realizar uma revisão de literatura na perspectiva de compreender como a educação patrimonial tem sido desenvolvida nesses espaços. A partir desta investigação é possível destacar que as bibliotecas públicas bem como as os arquivos, museus, centros de documentação, têm grande responsabilidade no processo de recuperação e divulgação científica, histórica, cultural e social, desse modo é necessário que seus acervos sejam não apenas organizados, mas acessíveis, evidenciando a importância da educação patrimonial como mecanismo capaz de dinamizar tudo que é preservado. Pontua-se também que a educação patrimonial desenvolvida nas bibliotecas públicas cumpre com a missão destas instituições, uma vez que elas contribuem com a preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e documental, promovendo a preservação da memória coletiva, garantindo assim a promoção do conhecimento às futuras gerações. Ressalta-se a partir da investigação que as bibliotecas públicas devem preocupar-se com o desenvolvimento de ações voltadas para a educação patrimonial, e que tais atividades sejam destinadas para os mais diferentes públicos, e que estas clarifiquem a importância não apenas da salvaguarda, mas, sobretudo a apropriação e valorização do patrimônio cultural.

  • Palavras-chave
  • Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Bibliotecas. Biblioteca Pública.
  • Área Temática
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