Os Fuzileiros da Fuzarca: patrimônio cultural do samba maranhense

  • Autor
  • MAYSA LEITE SERRA DOS SANTOS
  • Resumo
  • Os Fuzileiros da Fuzarca: patrimônio cultural do samba maranhense

    Maysa Leite Serra dos Santos

    Mídia, Patrimônio Cultural e Sociedades

    maysa.serra@hotmail.com

     

    Os Fuzileiros da Fuzarca atravessou décadas e permanece fiel à sua fundação. Continua com o mesmo batuque, coma a mesma indumentária, o mesmo rítmo e melodias em seus samba carnavalescos. Os Fuzileiros, viu o concurso de carnaval na João Lisboa, brincou no João Paulo, na Praça Deodoro e na Madre de Deus. Quando, a partir da década de 1970, começou a ser construída, na Praça Deodoro uma passarela para que as agremiações carnavalescas pudessem desfilar, os Fuzileiros por lá estavam. 

    Na perspectiva de compreender as mudanças ocorridas nesse remanescente das turmas de samba da década de 1940 considerado o bloco mais antigo em atividade no carnaval ludovicense, propõe-se enfatizar os instrumentos de análise sobre sua trajetória, sua preservação e transmissão de suas heranças identitárias e tradições, privilegiando suas redes de relações sociais, as transformações internas e externas representadas pelos atores sociais, viabilizando eixos norteadores que viabilize a multiplicidade das experiências humanas em sociedade.

    Último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940 em São Luís, o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado em 11 de fevereiro de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval.

    Para delinearmos melhor esse trabalho, utilizamos uma metodologia assentada na tradição histórica, do trabalho de campo; da recuperação oral e na peculiaridade da narrativa. Será um estudo prospectivo, descritivo de corte transversal e de caráter quantitativo e qualitativo, pois conforme Minayo e Sanches (1993), a investigação quantitativa atua em níveis de realidade e tem como objetivo trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis e a investigação qualitativa, ao contrário, trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões.

    Pressupondo assim, que a preservação desse patrimônio cultural maranhense com a manutenção de suas tradições por meio da cultura oral e da memória de seus partícipes, auxiliará na constituição da identidade do Maranhão como lugar, um reduto de poetas populares, cantadores de sua própria história.

    E compartilhar das narrativas orais e das memórias daqueles que vivenciam o carnaval maranhense, é deixar-se levar ao sabor de um bom samba, fechar os olhos e curtir a canção...

    Palavras-chaves: Patrimônio Cultural, Memória , Carnaval, Fuzileiros da Fuzarca

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chaves: Patrimônio Cultural, Memória , Carnaval, Fuzileiros da Fuzarca
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download