OS SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TRABALHAR A PROPOSTA DE MATTHEW LIPMAN NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Cristiane Alvares Costa
  • Co-autores
  • Ginia Kenia Machado Maia , Marcia Kallinka Rosa Araújo Chaves , Rita de Cassia Oliveira
  • Resumo
  • O presente estudo aborda aspectos que refletem a Filosofia para crianças e a relevância da proposta de Matthew Lipman para o desenvolvimento do pensar direcionado ao 6º ano do Ensino Fundamental, momento em que os alunos estão tendo seu contato inicial com a Filosofia, já que esta não é obrigatória nos anos iniciais. Faz-se necessário diante deste contexto, enfatizar os saberes docentes e a formação profissional necessárias ao trabalho com o Programa de Lipman. O objetivo deste trabalho é propor formação continuada evidenciando a reconstrução do saber escolar proporcionando o diálogo com as crianças, o pensar filosófico com vistas a uma “educação para o fazer pensar”. A proposta metodológica de Lipman, tem a perspectiva de formar estudantes que desenvolvam uma “educação para o pensar”, possui saberes específicos, uma formação permanente pautada no programa. Pretende-se ainda perceber quais os saberes norteiam os professores em relação a Filosofia e se conhecem a proposta de Matthew Lipman. Assim, precisa-se de educadores que estejam em continua formação na tentativa de reconstrução do saber escolar no processo de filosofar, proporcionando aulas que viabilizem a prática de investigação filosófica articulada entre filosofia , educação e vida. Para este trabalho, primeiramente utiliza-se a metodologia qualitativa por meio de estudos bibliográficos. Nesse caminho, apresenta-se os aspectos considerados relevantes sobre a filosofia e a infância, destacando de forma breve algumas concepções, em seguida trata-se a proposta de Lipman de uma Filosofia para crianças. Na sequência, traz-se os saberes docentes norteadores da Filosofia e da proposta de Lipman. Destaca-se em seguida, o percurso metodológico da Formação Continuada a ser desenvolvida com Palestras e Oficinas, onde propõe-se o acompanhamento através do Edmodo, uma Plataforma gratuita,um ambiente virtual de aprendizagem,onde estarão inseridos arquivos para leituras, artigos, imagens do curso com as crianças em sala de aula, previamente autorizados e poderá ser criado também, neste contexto uma biblioteca digital para abrigar todos os arquivos da Formação, auxiliando desta forma, o acompanhamento contínuo aos Cursista. Dessa forma, o que se percebeu é a necessidade de uma formação continuada que favoreça o aprimoramento da prática educativa direcionada a Filosofia, no intuito de desenvolver um trabalho educativo com mais consistência teórica e metodológica, principalmente no que concerne a proposta de Matthew Lipman. Para esse estudo, utiliza-se a Lei de Diretrizes e Bases N. 9394\96, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, assim como os autores Lipman, Tardiff, Imbernon, Deleuze e Guattari, entre outros. O trabalho tem possibilitado perceber que a formação continuada é um dos elementos primordiais para o desenvolvimento da proposta filosófica de ensino de Matthew Lipman para crianças, enfatizando os saberes que constituem a docência.

  • Palavras-chave
  • Docência. Formação. Matthew Lipman. Saberes
  • Área Temática
  • apresentou
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