CULTURA, EDUCAÇÃO E INDIVIDUALIDADES: O MUNDO SIMBÓLICO DO EDUCANDO COMO MECANISMO DE APRENDIZADO.
Adriano Farias Rios – dricofarias@yahoo.com.br
Universidade Federal do Maranhão (Campus Pinheiro)
Eixo temático: Arte, tecnologia e educação
Considerada como a capacidade humana em desenvolver faculdades físicas, morais e intelectuais, a educação apresenta-se como um mecanismo à disposição dos indivíduos tanto para compreender a sua existência como ser cultural quanto se perceber enquanto sujeito na relação recíproca entre os homens. Sendo assim, no processo de ensino aprendizagem, é preciso que o educador se mostre disponível em aprender, tendo em mente que o “outro” com quem está lidando classifica, valora, tem seus costumes. Não só escuta, mas fala por meio de seus símbolos culturalmente construídos. Portanto, um ensino que se pretende eficiente e eficaz deve ser realizado de maneira a levar os educadores a pensarem sobre os seus educandos. Ao se pensar sobre os educandos, é imprescindível considerar o mundo onde o aluno se situa com seus anseios, necessidades, emoções, esperanças e, sobretudo, o conhecimento ou saberes que já possuem. Conhecimentos e saberes que se apresentam como fundamental no processo de aprendizado à medida que, se devidamente trabalhados, levam a uma reorientação dos conteúdos programáticos discutidos pelos educadores de maneira a ampliar os significados e representações que personificam o universo simbólico do educando. A partir de tal perspectiva é que o presente trabalho pretende, por uma lado, discutir sobre a educação como produção da capacidade criativa do homem em ordenar o mundo por meio de símbolos e, por outro, compreender o papel dos indivíduos como sujeitos na relação auto perceptível e dialógica dos seres sociais. Para realização do trabalho foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica buscando-se em artigos, livros e periódicos fundamentação para consubstanciar a referida discussão. Além disso, buscou-se também no próprio processo ensino/aprendizagem falas e situações que contribuíssem para a reflexão.
Palavras-chave: Cultura, educação, individualidade, símbolos.
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