CULTURA, EDUCAÇÃO E INDIVIDUALIDADES: O MUNDO SIMBÓLICO DO EDUCANDO COMO MECANISMO DE APRENDIZADO.

  • Autor
  • Adriano Farias Rios
  • Resumo
  • CULTURA, EDUCAÇÃO E INDIVIDUALIDADES: O MUNDO SIMBÓLICO DO EDUCANDO COMO MECANISMO DE APRENDIZADO.

    Adriano Farias Rios – dricofarias@yahoo.com.br

    Universidade Federal do Maranhão (Campus Pinheiro)

    Eixo temático: Arte, tecnologia e educação

     

     

     

    Considerada como a capacidade humana em desenvolver faculdades físicas, morais e intelectuais, a educação apresenta-se como um mecanismo à disposição dos indivíduos tanto para compreender a sua existência como ser cultural quanto se perceber enquanto sujeito na relação recíproca entre os homens. Sendo assim, no processo de ensino aprendizagem, é preciso que o educador se mostre disponível em aprender, tendo em mente que o “outro” com quem está lidando classifica, valora, tem seus costumes. Não só escuta, mas fala por meio de seus símbolos culturalmente construídos. Portanto, um ensino que se pretende eficiente e eficaz deve ser realizado de maneira a levar os educadores a pensarem sobre os seus educandos. Ao se pensar sobre os educandos, é imprescindível considerar o mundo onde o aluno se situa com seus anseios, necessidades, emoções, esperanças e, sobretudo, o conhecimento ou saberes que já possuem. Conhecimentos e saberes que se apresentam como fundamental no processo de aprendizado à medida que, se devidamente trabalhados, levam a uma reorientação dos conteúdos programáticos discutidos pelos educadores de maneira a ampliar os significados e representações que personificam o universo simbólico do educando. A partir de tal perspectiva é que o presente trabalho pretende, por uma lado,  discutir sobre a educação como produção da capacidade criativa do homem em ordenar o mundo por meio de símbolos e, por outro,  compreender o papel dos indivíduos como sujeitos na relação auto perceptível e dialógica dos seres sociais. Para realização do trabalho foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica buscando-se em artigos, livros e periódicos fundamentação para consubstanciar a referida discussão. Além disso, buscou-se também no próprio processo ensino/aprendizagem falas e situações que contribuíssem para a reflexão. 
     

     

     

    Palavras-chave: Cultura, educação, individualidade, símbolos.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Cultura, educação, individualidade, símbolos.
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download