Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas quanto a cores, brinquedos, roupas, e até profissões diferentes baseadas em nosso gênero, e os sujeitos que por alguma razão fogem ou destoam desse perfil criado acabam sendo ridicularizados. Na escola, os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim, generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente, para que os discentes percebam os prejuízos que os estereótipos reproduzidos até então trouxeram para as nossas relações diárias. A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre gênero. Os Livros Didáticos (LD) se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as), contendo imagens, textos e ilustrações que podem trazer discursos, mesmo que de forma subjetiva, sobre gênero e sexualidade, portanto, foi objetivado nesse trabalho descrever e compreender os discursos, as ideias e as representações sobre os temas “gênero” e “sexualidade” inscritos em duas coleções de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Maior (6° ao 9° ano). Foi observada uma maior representatividade feminina e negra nas imagens, onde encontramos mulheres em posição de poder, representando um ponto positivo nas discussões sobre gênero e, também, raça. Os LD trataram de sexualidade na maioria das vezes em uma perspectiva biológica, porém, foram encontrados trechos com uma outra visão, trazendo assuntos como sexo, puberdade e menstruação, levando em consideração os aspectos socioculturais ao fazerem os alunos e alunas pesquisarem sobre os conceitos desses temas e as diferentes formas que a sexualidade pode se expressar. Foram encontrados alguns trechos que discutiam a discriminação, o preconceito e a violência, deixando claro que estas não são práticas a serem encorajadas. Alguns livros, porém, ainda apresentaram pontos a serem repensados, como a diferenciação de cores para meninos e meninas. A análise feita neste trabalho anseia pela produção de um LD que contenha os conteúdos científicos, mas que atrelem a estes os aspectos socioculturais para que possamos ter uma dimensão maior sobre o quê gênero e sexualidade tratam. Colocando tais assuntos em pauta dentro de um ambiente que tenha responsabilidade para mediar essa discussão estaremos contribuindo para a educação de futuros cidadãos de forma mais respeitosa com as diferenças.