O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessível aos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre eles temos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e “exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nas salas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinada através de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de serem utilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino da disciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), de forma que esta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosófico pode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderá proporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-os até mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como, a adoção das TICs como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos da hipótese de que os usos destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes, direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve de espaço para se relacionarem através de suas palavras e ações.