RESUMO:
Esta proposta de pesquisa é ancorada na compreensão de que as recentes inovações em tecnologias móveis digitais vêm influindo em transformações nos modos de vida em nossa sociedade. Atuar nesse cenário é um desafio técnico e metodológico enfrentado por agentes de educação no desenvolvimento de sua participação e colaboração em reflexões coletivas sobre os processos de aprendizagem. O estudo tem como objetivo investigar o uso de dispositivos móveis, especificamente o Smartphone nos processos de aprendizagem, no curso de administração da Universidade Federal do Maranhão – (UFMA). O interesse em realizar esta pesquisa nasceu de inquietações da pesquisadora a partir de observações e debates realizados com o Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologias Digitais – (GEP-TDE/UFMA). O método adotado para a realização da pesquisa é o fenomenológico. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza exploratória e descritiva, que utilizará como método de apoio a abordagem qualitativa associada a qualitativa. Utilizaremos como procedimento técnico o levantamento bibliográfico, utilizaremos como apoio as bases indexadoras como Plataforma Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, (BDTD), Capes, Google Academic, artigos científicos, publicações em revistas especializadas e todo aparato que possibilite o incremento e realização desta pesquisa. O universo a ser pesquisado é composto pelo corpo de coordenação, docentes e todos os discentes matriculados no curso de Administração UFMA em São Luís, Campos Bacanga. Para a recolha de dados, utilizaremos os instrumentos: (a) questionários - formulados por questões abertas e fechadas com múltipla escolha referente ao perfil tecnológico dos docentes e discentes da instituições, práticas de ensino utilizadas em sala de aula, tipos de dispositivos móveis utilizados, usualidade dos dispositivos móveis e a percepção dos pesquisados (docentes e discentes) sobre a aprendizagem com esses dispositivos, (b) entrevistas dirigidas e estruturadas – com roteiro previamente definido voltado à temática da aplicabilidade dos dispositivos móveis ao curso de administração, e (c) observação não-participante, momento em que a pesquisadora entra em contato com o grupo pesquisado sem se envolver com o mesmo. A pesquisa pretende contribuir para o avanço da compreensão sobre fenômenos sociais relacionados à presença das TIC em nossas vidas e como promovemos seu uso nos ambientes educacionais.