O presente trabalho possui o objetivo de refletir como a linguagem cinematográfica pode contribuir para o processo educativo (formal/não formal), desenvolvendo o senso crítico para questões importantes que envolvem respeito, justiça social, cidadania, ética dentre outros segmentos de suma importância na contemporaneidade. Partimos do pressuposto que o audiovisual pode atuar como um meio emancipador na construção de sujeitos e colaborador na formação de referências sociais. Neste sentido, propomos discutir o cinema como instrumento metodológico que pode ser utilizado tanto no contexto da educação formal, como não formal. Para tanto, discutimos em um primeiro momento as características da linguagem cinematográfica, com autores como Ismail Xavier (2008) que aborda a necessidade de um cinema que faça pensar e desta forma eduque; Tomaz Gutiérrez Alea (1982) que apresenta uma perspectiva crítica e revolucionária, além do panfletarismo, sobre os efeitos do cinema no público; Walter Benjamin (2009) na defesa das possibilidades que a linguagem cinematográfica pode desenvolver para retirar o público de um estado de alienação. Em seguida apresentamos uma reflexão que envolve educação e modernidade através de Zygmunt Bauman (1998;1999;2002;2013), Jean Baudrillard (1978; 2008; 2009) e Jean François Lyotard (1986;2002). Esses últimos dois autores citados contribuem para o entendimento do mundo contemporâneo em uma leitura crítica na qual podemos refletir sobre o momento transitório na educação e a capitalização do conhecimento. Em seguida, apresentamos uma proposta de metodologia para a utilização do cinema com alunos adolescentes. Nossa intenção é oferecer condições de desenvolver uma consciência histórica (RÜSEN, 2001) e preparar o aluno para um olhar mais apurado sobre a sétima arte, portanto à medida que descrevemos a metodologia discutimos e refletimos sobre os procedimentos teóricos - metodológicos aplicados que são: preparação/ambientação; discussão e elaboração de cartografia de palavras; assistência cinematográfica e análise do filme. O procedimento didático objetiva maior extração de aprendizado sobre a película apresentada. Elegemos para desenvolver nossa proposta os filmes “Baraka” (Estados Unidos, 1992) de Ron Fricke, “Madres de La Plaza de Mayo” (Argentina, 2009) de Carlos Pronzato e “Memórias do Saque” de Fernando “Pino” Solanas (Argentina, 2004).