Este trabalho visa explorar as experiências relacionadas as intervenções realizadas entre os meses de abril e junho com os alunos da Escola Dayse Galvão, no município de São Luís, localizado no bairro da Vila Embratel, pelo grupo composto por alunos bolsistas, coordenadores e professores de História e Sociologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFMA, dentro desse tema mundo do trabalho, tivemos a necessidade de discutir a reforma trabalhista com os alunos da escola, um assunto que estava em voga e fazia parte do cotidiano desses alunos, e através das intervenções buscamos trabalhar esse questão tão presente naquele momento, assim, buscamos esclarecer dúvidas sobre suas interferências e mudanças em relação à direitos associados ao mundo do trabalho. Sendo realizado com base nas atividades relacionadas ao PIBID Interdisciplinar com o eixo “Educação em direitos humanos democracia, cidadania e trabalho”, trazendo em sua proposta a característica marcante que procura estabelecer um diálogo direto entre duas disciplinas de suma importância para o desenvolvimento das concepções críticas do indivíduo, sendo elas História e Sociologia, a abordagem caracterizada dentro do programa a qual é trazido aqui, visa demonstrar a importância da interdisciplinaridade na esfera do ensino, contribuindo para a formação do aluno, bem como dos futuros professores e professoras, cumprindo assim sua função social da educação. Tendo como objetivo principal propor que o jovem participe de sua realidade de uma maneira mais consciente e ativa, fez-se assim uma das propostas iniciais desse projeto e principalmente ao que se refere a essas intervenções. Como se sabe à educação traz oportunidades únicas, não só ao que se refere à aquisição de conhecimento e conscientização de direitos, mas também a uma possibilidade de ascensão social, visto que há constantes exigências de qualificação de homens e mulheres para sua entrada no mercado de trabalho. Partindo disso, como instrumento de realização da atividade foram preparadas palestras e rodas de conversa sobre a temática, com o intuito de esclarecer dúvidas com os alunos da instituição de ensino, trabalhando com uma vertente histórica-sociológica do tema relacionado aos direitos trabalhistas adquiridos ao longo do século XX no Brasil, o qual contribuiu para o aprendizado dos alunos e de todo o grupo.