EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO A PARTIR DE 2010 AOS DIAS ATUAIS: evidências e perspectivas

  • Autor
  • Noeme Cardoso Martins
  • Co-autores
  • Cristiane Chagas Ribeiro , Jakeline Gonçalves Porto , Thelma Helena Costa Chahini
  • Resumo
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    EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO A PARTIR DE 2010 AOS DIAS ATUAIS: evidências e perspectivas

     

    Cristiane Chagas Ribeiro

    Jakeline Gonçalves Porto

    Noeme Cardoso Martins

     

    Eixo 1 – Arte, tecnologia e Educação

    Orientadora: Drª Thelma Helena Costa Chahini

    Universidade Federal do Maranhão

    thelmachahini@hotmail.com; crisribeyro@hotmail.com; jakeline.porto86@hotmail.com; noemecard@gmail.com

     

    O presente estudo visa investigar como a Universidade Federal do Maranhão - UFMA tem prestado serviços educacionais na perspectiva da educação inclusiva, considerando o Programa de Promoção de Acessibilidade - PPA para atendimento aos alunos com dificuldades educacionais especificas. Pretende-se desenvolver uma pesquisa exploratória, descritiva com discentes com deficiência sensorial, devidamente matriculados no Centro das Ciências Sociais - CCSO da UFMA. Investigando onde se evidenciam a acessibilidade quanto aos aspectos; comunicacional, metodológica, arquitetônica, tecnológicos de maneira que os referidos estudantes estejam em condições igualitárias de acesso aos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos discentes com deficiência visual e aos com surdez, aos docentes que trabalharam diretamente com esses alunos, bem como a coordenação do centro e demais profissionais envolvidos com o processo de educação especial na perspectiva da inclusão. Pretende-se, também, identificar junto ao Núcleo de Acessibilidade da UFMA quais são os alunos atendidos, bem como as perspectivas do núcleo para os discentes surdos e cegos ingressos na universidade, a partir do ano 2010 até o ano em curso. Os resultados obtidos serão socializados à comunidade acadêmica com intuito de colaborar com as ações desenvolvidas pelo CCSO e pelo Núcleo de acessibilidade com vistas as perspectivas para assegurar um ensino igualitário, bem como a garantia dos direitos garantidos em Lei ao público alvo da Educação Especial, cuja finalidade é proporcionar uma educação de boa qualidade a esses estudantes visando a permanência deles até a conclusão de seus Cursos, com garantia de êxito na aprendizagem. O estudo terá contribuições teóricas de estudiosos na área, no caso, de: Pereira (2017), Chahini (2016), Mendes (2012), Siqueira (2010), Brasil (2008/2015), dentre outros.

     

    Palavras-chave: Educação Superior. Discentes com deficiência. Processo de Inclusão.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Superior. Discentes com deficiência. Processo de Inclusão.
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