EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO A PARTIR DE 2010 AOS DIAS ATUAIS: evidências e perspectivas
Cristiane Chagas Ribeiro
Jakeline Gonçalves Porto
Noeme Cardoso Martins
Eixo 1 – Arte, tecnologia e Educação
Orientadora: Drª Thelma Helena Costa Chahini
Universidade Federal do Maranhão
thelmachahini@hotmail.com; crisribeyro@hotmail.com; jakeline.porto86@hotmail.com; noemecard@gmail.com
O presente estudo visa investigar como a Universidade Federal do Maranhão - UFMA tem prestado serviços educacionais na perspectiva da educação inclusiva, considerando o Programa de Promoção de Acessibilidade - PPA para atendimento aos alunos com dificuldades educacionais especificas. Pretende-se desenvolver uma pesquisa exploratória, descritiva com discentes com deficiência sensorial, devidamente matriculados no Centro das Ciências Sociais - CCSO da UFMA. Investigando onde se evidenciam a acessibilidade quanto aos aspectos; comunicacional, metodológica, arquitetônica, tecnológicos de maneira que os referidos estudantes estejam em condições igualitárias de acesso aos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos discentes com deficiência visual e aos com surdez, aos docentes que trabalharam diretamente com esses alunos, bem como a coordenação do centro e demais profissionais envolvidos com o processo de educação especial na perspectiva da inclusão. Pretende-se, também, identificar junto ao Núcleo de Acessibilidade da UFMA quais são os alunos atendidos, bem como as perspectivas do núcleo para os discentes surdos e cegos ingressos na universidade, a partir do ano 2010 até o ano em curso. Os resultados obtidos serão socializados à comunidade acadêmica com intuito de colaborar com as ações desenvolvidas pelo CCSO e pelo Núcleo de acessibilidade com vistas as perspectivas para assegurar um ensino igualitário, bem como a garantia dos direitos garantidos em Lei ao público alvo da Educação Especial, cuja finalidade é proporcionar uma educação de boa qualidade a esses estudantes visando a permanência deles até a conclusão de seus Cursos, com garantia de êxito na aprendizagem. O estudo terá contribuições teóricas de estudiosos na área, no caso, de: Pereira (2017), Chahini (2016), Mendes (2012), Siqueira (2010), Brasil (2008/2015), dentre outros.
Palavras-chave: Educação Superior. Discentes com deficiência. Processo de Inclusão.