REABILITAÇÃO DO TEATRO NO SÉCULO XVIII: ROUSSEAU, VOLTAIRE E D’ALAMBERT A EDUCAÇÃO ENQUANTO CONSTITUINTE DO TEATRO E DA SOCIEDADE

  • Autor
  • Edilene Pereira Boaes
  • Co-autores
  • Jonatas Viegas da Silva, Mestrando do PROF-FILO UFMA, bolsista CAPES. , Edilson Vilaço de Lima, Mestrando do PROF-FILO UFMA, bolsista CAPES. , Luciano da Silva Façanha
  • Resumo
  • Na segunda metade do século XVIII, o filósofo e matemático, D’Alembert, com o apoio de Voltaire, escreve o verbete “Genebra”, publicado em 1757, onde lembrava a importância do teatro a fim de aperfeiçoar o gosto e os costumes dos povos e exortava os genebrinos a revogarem as leis que proibiam a sua instalação na cidade. O que explicava a proibição, segundo D’Alembert, não era a desconfiança de Genebra em relação aos próprios espetáculos, mas o temor de que o gosto dos comediantes pelo luxo e libertinagem trouxesse prejuízo à juventude da cidade. Tal inconveniente, entretanto, continuava ele, poderia ser contornado pela promulgação de leis que contivessem os possíveis abusos. Genebra teria assim espetáculos e costumes, contribuindo, por outro lado, para a reabilitação do ofício dos comediantes, pois logo sua companhia de atores constituiria um modelo a ser imitado em toda a Europa.

  • Palavras-chave
  • EDUCAÇÃO. SOCIEDADE. TEATRO. COSTUMES.
  • Área Temática
  • apresentou
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