ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS E AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM
Kelrya Costa Nunes [1]
Orientador: Shirley Ribeiro Carvalho [2]
Eixo 1 – Arte, Tecnologia e Educação
O presente trabalho busca sensibilizar e demonstrar a importância das experiências dos alunos da EJA, em seu processo de construção de conhecimento, referente ao Ensino de História. Uma vez que, no contexto atual, ainda encontram-se resquícios de práticas tradicionais no ensino, as quais não permitem que o aluno se perceba como agente ativo em sua aprendizagem e que também ignoram sua bagagem de vivências e história de vida. Esse é um ponto ao qual o educador deve se atentar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos: a valorização das experiências dos alunos. Desse modo, o presente trabalho corrobora com essa ideia e objetiva sensibilizar o professor e o aluno para a importância da relação entre os conteúdos e as experiências trazidas para sala de aula no ensino de história. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, onde utilizou-se como coleta de dados, um questionário e o grupo focal, trazendo alguns questionamentos. Os resultados apontam que, os objetivos foram sendo atingidos, visto que obteve-se a colaboração do professor, a participação ativa da turma, e conseguiu-se estabelecer a relação entre o conteúdo, a realidade e as experiências dos alunos.
Palavras-chave: EJA. Ensino. História. Experiências.
[1] Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras do Maranhão. E-mail: kelrya.klg@hotmail.com
[2] Mestra em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso do Centro Universitário Univates. Professora da Faculdade Pitágoras do Maranhão. E-mail: srcviegas@gmail.com