Essa pesquisa tem como objetivo analisar qual importância que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve na formação inicial e na construção da identidade docente dos egressos das licenciaturas plenas do CCSo no período de 2010-2016. Mediante a coleta de informações, analise documental, estudos bibliográficos e levantamento de dados e através dos depoimentos dos egressos do PIBID/UFMA do CCSO. O PIBID proporciona aos acadêmicos a experiência de convívio com as instituições de ensino da rede pública já início dos cursos de licenciatura, fator que influencia positivamente a formação dos acadêmicos, bem como para a construção de sua identidade enquanto professor e na reflexão de sua prática docente. Segundo o levantamento realizado junto aos egressos do PIBID/UFMA do CCSO, foi possível observar que a maioria dos egressos declarou que a principal motivação em participar do programa foi o interesse em atuar ativamente na realidade do trabalho docente e que o PIBID contribuiu para as permanências dos participantes na docência.