PRÁICA E INTERDICILINARIDADE NO PIBID
LAUDICÉIA CRISTINA SILVA GALVÃO
O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências do subprojeto interdisciplinar História e Sociologia no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aplicado no Centro de Ensino Médio Dayse Galvão de Sousa localizado na Vila Embratel – São Luís. Considerando os atuais modelos de produção e distribuição do conhecimento, a Educação não pode ser fragmentada ou desconectada, prescinde de conectividade e deve dar condições para questionar criticamente o meio social. A Interdisciplinaridade está presente nos diversos modelos de currículos e nas práticas difusas e pontuais nas escolas com o objetivo de instrumentalizar professores e alunos para um ensino significativo. A interdisciplinaridade se constitui numa nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude docente para a construção de um conhecimento globalizante que transgrida os limites impostos pelas disciplinas e áreas do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem nas Ciências Sociais numa abordagem interdisciplinar proporcionara um intercâmbio entre os saberes e os conhecimentos e, por conseguinte compreensão do fenômeno social pelas múltiplas relações de interdependências entre as disciplinas. Hoje as disciplinas de modo geral devem progressivamente buscar tal aproximação relacional no fazer pedagógico segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A prática interdisciplinar não se resume a métodos a serem ensinados, mas de um processo associado a atitudes que exige comprometimento e envolvimento por parte do docente e da comunidade escolar. O PIBID tem possibilitado experiências ímpares quando supervisores, coordenadores e acadêmicos se reúnem para estabelecer estratégias de como tornar as aulas de história e sociologia mais atraentes, dinâmicas e criativas. A partir da experiência relatada, buscamos elencar algumas possibilidades e limites para a efetivação dos parâmetros curriculares para essas áreas de conhecimento. Nesse contexto, o PIBID deve e pode dar continuidade a um trabalho eficaz na escola Dayse Galvão quando coordenadores, supervisores e acadêmicos se reúnem na intenção de apresentar Sociologia e História numa perspectiva interdisciplinar e criativa.
Palavras-chave: Docência; Interdisciplinaridade; Prática escolar; Processo ensino-aprendizagem;