A PRÁXIS-EDUCATIVA ROUSSEAUNIANA E O ENSINO DE FILOSOFIA

  • Autor
  • Edilene Pereira Boaes Mestranda do PROF-FILO UFMA, bolsista CAPES.
  • Co-autores
  • Ediel dos Anjos Araújo, Mestrando do PROF-FILO UFMA. , Edilson Vilaço de Lima, Mestrando do PROF-FILO UFMA, bolsista CAPES. , Luciano da Silva Façanha
  • Resumo
  • RESUMO

     

    Analisar o problema do ensino da Filosofia é recuperar como ele foi tratado pelos filósofos ao longo da história da filosofia, especialmente do ensino da Filosofia. Queremos reforçar ainda que o nosso problema central é a práxis do professor, compreendido como filósofo professor e pesquisador. Desse modo, na primeira seção vamos, inicialmente, apresentar como fomos atacados pelo problema do ensino da Filosofia e, na sequência a questão da prática do educador, na tentativa de colocar um aporte no que tange aos documentos oficiais para a problemática metodológica do ensino de filosofia, e mais especificamente nas escolas de Ensino Médio da cidade de Alcântara - MA. Revisitando o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, com suas perspectivas educativas para educando e  educador.

  • Palavras-chave
  • Ensino de filosofia; Metodologia; Práxis; Rousseau
  • Área Temática
  • apresentou
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