O Pibid Sociologia/História da UFMA: Um Projeto Interdisciplinar.
AUGUSTO CÁSSIO VIANA DE SOUZA
Eixo: Tecnologia e Educação
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência) é um programa de valorização do magistério mantido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo a manutenção e desenvolvimento de atividades que visem a melhoria do ensino-aprendizagem, através da parceria das universidades Públicas com as escolas públicas de educação básica. As ações são desenvolvidas nas escolas e Universidades através da participação dos professores da rede de educação básica, professores da rede de Ensino Superior e os discentes universitários com a devida supervisão e coordenação contribuindo dessa forma para a formação inicial dos universitários e a formação continuada dos professores das IES e da educação básica. Além das bolsas de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes, o programa contribui para a aproximação entre a universidade e a comunidade escolar, levando os acadêmicos a uma experiência significativa na formação para a docência, representando um esforço em torno de objetivo comum: A melhoria da educação Brasileira. A participação no programa enquanto professor supervisor do subprojeto interdisciplinar do PIBID Sociologia\História, desenvolvido na escola Dayse Galvão de Sousa, no bairro da vila Embratel, situada atrás da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), escola que pertence à rede pública estadual de ensino de São luís do Maranhão, localizada no bairro da vila Embratel, na periferia de São Luís, no entorno da universidade federal do maranhão, ficando em terreno que foi cedido pela universidade e é simbolicamente abraçada pelos muros da UFMA. O PIBID, Programa institucional de bolsas de iniciação à docência tem como meta principal melhorar a formação docente, bem como promover melhorias no ensino básico. Desta forma, analisar a atuação deste programa institucional na escola pública, visa conhecer de que forma esta política pública vem atuando, qual a sua importância e reflexo no contexto escolar e sua contribuição para a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
Palavras- chaves: História; Sociologia; PIBID; Interdisciplinaridade.