UM OLHAR CONSTRUTIVISTA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo sobre a relação Sóciocultural e os Processos Formais de Ensino na Educação Infantil

  • Autor
  • Janaina Nunes da Costa
  • Co-autores
  • Hugo Freitas de Melo
  • Resumo
  • UM OLHAR CONSTRUTIVISTA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL:  Um Estudo Sobre a Relação Sociocultural e os Processos Formais De Ensino Na Educação Infantil

     

    Autor: Janaína Nunes da Costa 

    Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia

    Universidade Federal do Maranhão – UFMA

    Janacosta23@outlook.com

     

    RESUMO: Este estudo tem caráter bibliográfico e de cunho qualitativo, apoiando – se no método de revisão literária, tem por objetivo refletir sobre a influência das práticas culturais na educação infantil, buscando compreender a relação entre a aquisição do conhecimento e a interação social; partindo de uma perspectiva construtivista na qual as estruturas de conhecimento não estão formadas, uma vez que, estas se constroem na interação do indivíduo com o meio, como apontam as ideias de PIAGET (1987). Para fomentar as discursões expostas neste trabalho, tomamos como norte os estudos de Piaget (1987), Kishimoto (1996), Ferreiro e Teberosky (1985) entre outros que tratam sobre o processo de ensino aprendizagem a partir de uma ótica construtivista.  Considerando que nas sociedades contemporâneas a educação escolar é instância formal do conhecimento, deste modo é ela a responsável por preparar formalmente o educando, porém, entende-se que o processo educativo ocorre também na instância informal, que se dá nas relações diárias de convívio do aluno. Neste sentido, compreende-se o processo de ensino /aprendizagem como resultado da interação do indivíduo com o objeto de conhecimento, seja ele formal no caso da educação escolar; ou informal resultado das interação do indivíduo em um contexto social. Dessa maneira, entendemos que a função da   educação infantil em nosso sociedade implica em possibilitar a vivência em comunidade através de práticas que inserem o educado em um contexto social mais amplo que o contexto familiar, no qual está inserido antes a educação escolar, nesta perspectiva, compreende-se a educação escolar como promotora de relações sociais na infância.

    Palavras Chaves: Educação; Sociocultural; Ensino/aprendizagem. 

     
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