UM OLHAR CONSTRUTIVISTA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Estudo Sobre a Relação Sociocultural e os Processos Formais De Ensino Na Educação Infantil
Autor: Janaína Nunes da Costa
Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Janacosta23@outlook.com
RESUMO: Este estudo tem caráter bibliográfico e de cunho qualitativo, apoiando – se no método de revisão literária, tem por objetivo refletir sobre a influência das práticas culturais na educação infantil, buscando compreender a relação entre a aquisição do conhecimento e a interação social; partindo de uma perspectiva construtivista na qual as estruturas de conhecimento não estão formadas, uma vez que, estas se constroem na interação do indivíduo com o meio, como apontam as ideias de PIAGET (1987). Para fomentar as discursões expostas neste trabalho, tomamos como norte os estudos de Piaget (1987), Kishimoto (1996), Ferreiro e Teberosky (1985) entre outros que tratam sobre o processo de ensino aprendizagem a partir de uma ótica construtivista. Considerando que nas sociedades contemporâneas a educação escolar é instância formal do conhecimento, deste modo é ela a responsável por preparar formalmente o educando, porém, entende-se que o processo educativo ocorre também na instância informal, que se dá nas relações diárias de convívio do aluno. Neste sentido, compreende-se o processo de ensino /aprendizagem como resultado da interação do indivíduo com o objeto de conhecimento, seja ele formal no caso da educação escolar; ou informal resultado das interação do indivíduo em um contexto social. Dessa maneira, entendemos que a função da educação infantil em nosso sociedade implica em possibilitar a vivência em comunidade através de práticas que inserem o educado em um contexto social mais amplo que o contexto familiar, no qual está inserido antes a educação escolar, nesta perspectiva, compreende-se a educação escolar como promotora de relações sociais na infância.
Palavras Chaves: Educação; Sociocultural; Ensino/aprendizagem.