A DIVERSIDADE CULTURAL DE SÃO LUÍS EM MÍDIAS DIGITAIS: A PRODUÇÃO DISCURSIVA DA DIFERENÇA
Mônica da Silva Cruz
Mídia, Patrimônio Cultural e Sociedade
PGLetras/UFMA
monica5675@gmail.com
Segundo Netto (2017, p.43), a temática da diversidade tornou-se extremamente “importante nos últimos anos porque o mundo se unificou”. Ao considerar a diversidade um conceito “que se pauta, contemporaneamente, no discurso da diferença”, o autor entende que essa diferença “carrega o sinal de positivo a seu lado, que se torna um valor que deve ser “protegido” e “promovido”. Para esse autor, “pensar a diversidade como discurso significa compreender a diferença como algo que produz sentido pela forma discursiva”. A diferença, no entanto, é, segundo ele, uma forma “de classificação das coisas sociais em um determinado meio”. Assim sendo, a diferença não é uma evidência, porque ela brota dos “sentidos que damos às coisas de forma a classificá-las e, assim, diferenciá-las”. (NETTO, 2017, p.45). Netto ainda relata que a “diferença é diversa, mas não é plural”, pois “não é qualquer diferença que se afirma na diversidade”; toda diferença é uma seleção, uma “produção simbólica”. (NETTO, 2017, p.58). Pesquisas de distintas áreas, como as de Carvalho (2009), apontam que a diversidade cultural tem sido tematizada em publicidades que promovem a cidade de São Luís (MA) como atrativo turístico, em mídias impressas e digitais. Nessa linha, este trabalho busca avaliar discursos sobre a diversidade cultural da cidade que constroem identidades para São Luís (MA), em sites de Turismo do Brasil. Buscamos entender neste trabalho qual o conceito de diferença que sustenta o significado de cidade da diversidade nos discursos sobre o turismo na cidade de São Luís. Qual a influência desses enunciados nas perspectivas que os turistas têm sobre a cidade?A metodologia, de base qualitativa, consistiu em analisar alguns sites de turismo, lançando mão de conceitos pertencentes ao arcabouço teórico da Análise do discurso francesa, a partir dos conceitos de discurso, memória discursiva e identidades. Os dados mostram que a diferença que atribui uma identidade à cidade de São Luís, na esfera discursiva dos sites de turismo, se ampara nos seguintes pontos: a) múltiplos povos formadores da cultura local – europeus, indígenas e africanos - com destaque para os europeus; b) a fundação francesa de São Luís; c) a colonização portuguesa e a arquitetura lusitana; d) a presença de manifestações populares, como danças e festas (Bumba-meu-boi, Cacuriá, Tambor de crioula etc.) – referidas em alguns sites como “cultura” e “tradição”; e) geografia, com a localização da cidade entre o Norte e o Nordeste do Brasil; f) a culinária, de base miscigenada. Ao falarem de uma São Luís da diversidade, esses sites alcançam turistas de diferentes segmentos, pois a cidade que expõem tem múltiplas identidades e, por isso, poderá agradar a muitos gostos.
Palavras-chave: Diversidade. Discurso. Sites. Turismo. São Luís.