Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa que investiga as representações do gênero masculino na mídia televisiva brasileira, com foco nos programas que são total ou parcialmente relacionados à culinária/gastronomia. A pesquisa envolve os espaços ocupados pelo gênero masculino no mundo atual, no qual se tem observado que o homem atua com relevância na cozinha profissional quando comparado ao ambiente da cozinha do lar, no qual historicamente, é destinado às mulheres. Com base na pesquisa teórica infere-se que no desenvolvimento das sociedades, a cozinha de casa é destinada ao gênero feminino. Ocupação essa, desvalorizada socialmente visto que o serviço doméstico, historicamente, não é reconhecido como um trabalho formal. Já o cargo de Chef de cozinha, em alta no momento, tem sido ocupado, e na maioria das vezes, por homens. Para que haja a compreensão do processo de dominação masculina na gastronomia contemporânea, o presente trabalho foi dividido em alguns tópicos, a saber: A questão do gênero, onde retrata-se a divisão de papéis na sociedade, apresentando essa divisão no ambiente cozinha; Gastronomia: Uma preocupação também masculina, que mostra a inserção do homem no espaço cozinha; A influência da mídia, retratando programas de culinária e os métodos utilizados pela mídia para divulgar os homens na gastronomia. O método ser utilizado para coleta de resultados foi a análise do conteúdo. Para tanto se selecionou alguns programas culinários da televisão aberta e fechada, quatro programas para cada gênero. Um dos programas tem dois apresentadores e uma mulher, o que já coloca os homens em maior quantidade. Através da análise, buscou-se evidenciar a atuação dos homens no setor gastronômico. A análise do conteúdo fundamentou as discussões e o tratamento dos dados obtidos dos programas examinados, possibilitando a compreensão da forma como os homens são divulgados na gastronomia, assim como as relações estabelecidas com o sexo oposto, dentro do setor gastronômico. Por meio da análise do conteúdo assistido, estabeleceu-se comparações entre homens e mulheres como forma de compreender a relação dos homens com a gastronomia. Percebe-se a diferença no tratamento dado ao programa quando o mesmo é apresentado por homens. Nota-se um ambiente escuro com cores neutras e certa brutalidade na forma de cortas, apresentar, preparar. Já no feminino o cenário nos remete a cozinha de casa, um ambiente descontraído, colorido e a mise en place já está toda pronta, o que passa a mensagem de não preciso fazer esforço. Sendo assim, enfatizamos que apesar dos estereótipos estabelecidos socialmente e historicamente de que lugar de mulher é na cozinha, demonstra-se por meio desse estudo que lugar de homem também é na cozinha, já que a posição de chef, em sua maioria, é ocupada por homens, e ainda destacando o papel desempenhado por eles na busca pela inovação e novas descobertas.