MOTIVAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZANDO A ARTE
Frazia Regina Sousa Ibiapina
Francisca Sousa Ibiapina
Thays Cristina Correia Cunha
Eixo 1 – Arte, Tenologia e Educação.
Joelson de Sousa Morais
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA
thays636640@gmail.com
O presente trabalho tem como tema “Motivação no processo ensino-aprendizagem utilizando a arte”. Sabendo que a motivação pode favorecer a melhoria da evolução educacional tanto na concepção neurológica como ativar o cérebro proporcionando um comportamento favorável à aprendizagem, e em si a pode se estabelecer por forma interna ou externa; e a arte nesta perspectiva é um dos fatores que contribui para o sucesso deste processo. Este artigo tem como objetivos mostrar a importância da arte no processo de ensino, buscando a motivação nos alunos como foco principal. O trabalho exposto foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica realizada a partir de livros, sites e alguns artigos. Onde abordamos como problema central de pesquisa: Quais os benefícios que a arte proporciona no processo ensino-aprendizagem? A fundamentação teórica e metodológica foi baseada nos estudos dos seguintes autores: Fusari (2001), Brasil (1998), Buoro (1998), entre outros nos qual retratam que a arte é uma proposta que serve como instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Obtivemos como resultados os benefícios que a arte proporciona na educação, quando é utilizada como estratégias metodológicas por docentes sob formas variadas para que os discentes possam atingir determinados objetivos. Diante disso conclui-se que a arte como motivação no processo de ensino, permite que ocorra uma aprendizagem significativa, desenvolvendo algumas habilidades como identificar, selecionar, classificar, entre outras; onde através destas o indivíduo adquire inúmeras competências ao longo de sua vida que consequentemente influencia sua vida acadêmica e profissional.
Palavras-Chave: Motivação. Arte. Processo. Ensino-aprendizagem.