Resumo: No cenário atual das mídias e da colaboração, o crowdfunding vem se destacando como um modelo de financiamento inovador e dinâmico no desenvolvimento e produção de projetos em diversas áreas. Para aprofundarmos nessa emergente temática foi realizado um trabalho cujo principal objetivo é refletir sobre o fenômeno e investigar a sua potencialidade na produção de projetos culturais. Com base nessa abordagem, desenvolvemos uma pesquisa utilizando a metodologia de análise de conteúdo onde foram realizadas oito entrevistas em profundidade, junto a artistas e criadores culturais que foram bem-sucedidos em suas propostas neste tipo de plataforma online. Os resultados apontam que o sistema aproxima o artista do seu público, ao permitir um sentido de conexão entre eles, e que o mesmo pode usufruir de liberdade na produção de sua obra ao exercer toda a sua criatividade durante todo o processo, desde a criação das estratégias para as chamadas da sua campanha até a produção da sua obra ou produto final, tais questões, por conseguinte os fazem se sentir mais valorizado por estar inserido nesse processo coletivo. Outra evidência desta pesquisa assinala ainda tratar-se de uma ferramenta promissora para a efetivação de pequenos e médios projetos culturais como filmes, documentários, livros, entre outros exemplos que serão destacados. Por fim, os resultados obtidos permitem dizer que a utilização adequada da ferramenta pode colaborar para um ambiente mais democrático na produção independente de produtos artísticos e culturais.