O presente estudo se inclui na discussão sobre perspectivas e desafios no ensino-aprendizagem de língua de herança, por ter o objetivo de encontrar o Brasil dentro da língua, por meio de atividades pedagógicas. Esse objetivo nasce da oficina já ministrada a educadores em língua de herança, na Europa, mais especificamente em Munique, na Alemanha, intitulada O tempo dentro da árvore, o Brasil dentro da língua, que apresentou o Português Brasileiro como espaço de organização estrutural própria da Comunidade de Fala brasileira. Essa oficina reuniu participantes de países como Alemanha, Itália, Suíça, Áustria, dentre outros. Significa refletir que não propriamente a fala manifesta o chão e o tempo, mas essa é uma particularidade da língua descolonizada, cujas possibilidades o sistema linguístico oferece para que possamos considerá-la brasileira. Esta investigação, que resulta de um recorte do Projeto sobre o Português como Língua de Herança, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua e Literatura do Programa de Pós-Graduação e Letras - PGLetras (Mestrado) da Universidade Federal do Maranhão, procura responder, parcialmente, se é possível encontrar marcas de brasilidade na sintaxe da Língua Portuguesa que é falada no Brasil. Para isso, trataremos os dados levantados sob os conceitos de sintaxe, topicalização, identidade, identificação e herança. Os autores cujos trabalhos fundamentam essa análise são os seguintes: Hall (2006); Almeida (2017); Heath (2017); Tarallo (1986); Pontes (1987), assim como Guimarães (2016).