A LITERATURA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO FUNÇÃO EMANCIPATÓRIA HUMANA
Francisca Sousa Ibiapina-UEMA
Thays Cristina Correia Cunha- UEMA
Frazia Regina Sousa Ibiapina-FACEMA
Eixo 2 – Gênero, Literatura e Filosofia
Márcia Raika e Silva Lima
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
fraziaregina@gmail.com
marciaraika@hotmail.com
Resumo. O trabalho intitulado “A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana”, trata-se de uma inquietação surgida durante a disciplina Literatura infanto-juvenil no curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, enfatizando a importância da literatura para além da sala de aula. As discussões apresentada neste trabalho estão voltadas para análise da literatura no âmbito escolar perpassando para a vida social do educando, tornando-o um ser crítico e reflexivo diante do contexto atual contribuindo para a transformação e emancipação. Para a concretização da pesquisa elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição da literatura para uma leitura de mundo do ser em processo de escolarização? Tendo por objetivos: demostrar o leque de benefícios que a literatura proporciona, estimular o prazer pela leitura, desmistificar a ideia da literatura como algo enfadonho e por fim conscientizar a sociedade sobre a importância da literatura para a formação de sujeitos pensantes que intervém na realidade a qual estão inseridos. Alguns autores que embasarão as discussões são Freire (1988), Cademartor (2012), Zilberman (2005), entre outros. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica com base qualitativa, propondo discussões e possíveis apontamentos para poporcionar uma reflexão na sociedade sobre a importância da literatura para o desenvolvimento integral do indivíduo.
Palavras-chave: Literatura. Ensino-aprendizagem. Leitura. Emancipação.