A LITERATURA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO FUNÇÃO EMANCIPATÓRIA HUMANA

  • Autor
  • FRANCISCA SOUSA IBIAPINA
  • Co-autores
  • thays cristina correia cunha , frazia regina sousa ibiapina , Márcia Raika e Silva Lima
  • Resumo
  • A LITERATURA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO FUNÇÃO EMANCIPATÓRIA HUMANA

    Francisca Sousa Ibiapina-UEMA

    Thays Cristina Correia Cunha- UEMA

    Frazia Regina Sousa Ibiapina-FACEMA

    Eixo 2 – Gênero, Literatura e Filosofia

    Márcia Raika e Silva Lima

    Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

    franciskibiapina@gmail.com

    thays636640@gmail.com

    fraziaregina@gmail.com

    marciaraika@hotmail.com

    Resumo. O trabalho intitulado “A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana”, trata-se de uma inquietação surgida durante a disciplina Literatura infanto-juvenil no curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, enfatizando a importância da literatura para além da sala de aula. As discussões apresentada neste trabalho estão voltadas para análise da literatura no âmbito escolar perpassando para a vida social do educando, tornando-o um ser crítico e reflexivo diante do contexto atual contribuindo para a transformação e emancipação. Para a concretização da pesquisa elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição da literatura para uma leitura de mundo do ser em processo de escolarização? Tendo por objetivos: demostrar o leque de benefícios que a literatura proporciona, estimular o prazer pela leitura, desmistificar a ideia da literatura como algo enfadonho e por fim conscientizar a sociedade sobre a importância da literatura para a formação de sujeitos pensantes que intervém na realidade a qual estão inseridos. Alguns autores que embasarão as discussões são Freire (1988), Cademartor (2012), Zilberman (2005), entre outros. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica com base qualitativa, propondo discussões e possíveis apontamentos para poporcionar uma reflexão na sociedade sobre a importância da literatura para o desenvolvimento integral do indivíduo.

    Palavras-chave: Literatura. Ensino-aprendizagem. Leitura. Emancipação.

  • Palavras-chave
  • literatura, ensino-aprendizagem, emancipação, leitura.
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download